A importância dos modelos como aporte de desenvolvimento: Rosa Luxemburgo como referência para uma educação emancipadora

Nome: MÍRIAM DA GAMA HENRIQUE
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 07/12/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANA CAROLINA GALVÃO MARSÍGLIA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA CAROLINA GALVÃO MARSÍGLIA Orientador
LUCIANA CRISTINA SALVATTI COUTINHO Examinador Externo
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO Examinador Interno

Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar qual a importância de apresentar às novas gerações, em prol de
seu desenvolvimento omnilateral, modelos de seres humanos mais desenvolvidos, destacando
Rosa Luxemburgo como referência para uma educação emancipadora. Este estudo considera o
materialismo histórico-dialético como método e fundamenta-se na pedagogia histórico-crítica
como referência pedagógica. Além disso, a metodologia desta pesquisa é documental e
bibliográfica. Para tanto, em termos específicos, no primeiro capítulo, a partir de uma revisão
bibliográfica fundamentada, essencialmente, no feminismo marxista, busca-se analisar a
degradação histórica da mulher, demonstrando que os estereótipos e papéis de gênero que a
inferiorizam são perpetuados pelo patriarcado que, assumindo forma social específica sob o
capitalismo, contribui para o aprofundamento da exploração sobre toda a classe trabalhadora.
No segundo capítulo, investiga-se as circunstâncias de vida, educação e atuação política de
Rosa Luxemburgo, a fim de apresentá-la como modelo de humanização. No terceiro capítulo,
a partir da psicologia histórico-cultural, procura-se compreender o processo histórico-social de
humanização e sua relação com a educação, constatando que a humanização se dá na
dependência de processos de ensino que a promovam e requeiram, e afirma-se também a
imitação como fonte de desenvolvimento. Logo, buscando explicitar os aspectos da vida de
Rosa Luxemburgo que a corroboram como modelo de humanização, expresso em sua
multiplicidade de interesses e comprometimento moral e intelectual com a libertação da classe
trabalhadora, conclui-se que tomar pessoas do gabarito dessa revolucionária como referência
na educação escolar contribui para a formação humana de indivíduos comprometidos com uma
sociabilidade que não se ancore nos valores da sociedade patriarcal e capitalista.

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