Integração com a graduação

Indicadores de integração com a graduação: O PPGMPE realiza um conjunto de ações buscando aproximar a graduação da pós-graduação. Ganha destaque a composição de eventos (mesas-redondas, palestras e redes de conversação) envolvendo graduandos, pós-graduandos e profissionais da Educação Básica em torno de reflexões teórico-práticas sobre questões que desafiam a formação docente e a Educação de maneira mais ampla.

No ano de 2017, realizamos as seguintes atividades didático-acadêmicas envolvendo estudantes da Pós-Graduação e de Graduação:

a) A Psicologia Histórico-Cultural e a pessoa com deficiência – contamos com aproximadamente 200 participantes, dentre eles os alunos do PPGMPE, técnicos das Secretarias de Educação e profissionais das escolas, além de estudantes do Curso de Pedagogia da Ufes. Dentre os participantes contamos com em torno de 60 alunos da graduação.

b) A formação de professores e as contribuições dos mestrados profissionais em Educação. Trata-se de uma palestra ministrada em virtude da abertura das atividades do PPGMPE e aula inaugural, envolvendo alunos da pós-graduação e graduação. A palestra foi ministrada pela Profa. Dra. Tânia Maria Hetkowski - Universidade Federal da Bahia (UNEB) e Ex-Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Educação da Capes, objetivando que os alunos da pós-graduação ampliem seus saberes-fazeres acerca dos objetivos dos Mestrados Profissionais e os alunos da graduação percebam as
possibilidades de continuidade de suas atividades formativas.

c) Questões atuais sobre a Base Nacional Curricular Comum, também se constituiu em outra ação realizada pelos profissionais do PPGMPE que promoveu interações entre alunos da graduação e da pós-graduação, fomentando análises sobre os pressupostos trazidos pela Base Nacional Comum e suas implicações para com o direito à Educação.

d) Os pressupostos da Escola sem partido no Estado do Espírito Santo é outro momento que reuniu alunos da graduação e da pós-graduação, tendo em vista a crescente problematização da temática no cenário educacional capixaba. Contamos com a participação de vários estudantes dos cursos de Pedagogia e demais licenciaturas da Ufes, sendo a mesa composta por docentes do PPGMPE, PPGE e membros da Assembléia Legislativa do Espírito Santo.

e) Cursos ministrados pelos docentes do PPGMPE visando potencializar os processos de leitura e de escrita dos estudantes do Curso de Pedagogia. Fora ministrada disciplinas optativas, sendo amplamente procurada pelos alunos da graduação, tendo em vista a importância de maior compreensão da leitura e escrita acadêmica entre os discentes. Tal ação evidencia o compromisso do PPGMPE com os alunos da graduação e o interesse em despertar o interesse pela continuidade em suas jornadas educativas.

f) Oferta de disciplinas optativas para a graduação para estudantes do Curso de Pedagogia, envolvendo docentes e discentes do PPGMPE, para aprofundamento teórico da Educação do Campo, considerando a inexistência de tais debates na formação de professores. Percebe-se procura constante dos estudantes de Pedagogia pelas disciplinas de Educação do Campo, tendo em vista a realidade agrária do Estado do Espírito Santo.

Outro destaque é a existência de alunos de iniciação científica que contam com a orientação de professores vinculados ao PPGMPE, situação que favorece a participação dos discentes da graduação em grupos de estudos e pesquisas coordenadas pelos docentes do programa. Há estudantes da graduação que contam com bolsas de iniciação científica vinculadas aos Projetos de Pesquisa dos docentes do PPGMPE, sendo eles:

a) Juliana Rodrigues dos Santos – bolsista de iniciação científica do Prof. Dr. Alexandro Braga Vieira.
b) Juliano Bicker Pereira – bolsista de iniciação científica da Profa. Dra. Dulcinea Campos Silva.
c) RAYRA SARMENTO FERREIRA - bolsista de iniciação científica do Prof. Dr. Eduardo Moscon
d) Ester Marques - bolsista de iniciação científica do Prof. Dr. Eduardo Moscon
e) MEIRIANE LINHAUS DE SOUSA BARROS – bolsista de iniciação científica da Profa. Dra. Mariangela Lima de Almeida
f) GESICA GUEDES DE SANTANA – bolsista de iniciação científica da Profa. Dra. Mariangela Lima de Almeida

Há também o envolvimento dos alunos da graduação nos grupos de pesquisa. Essa inserção tem contribuído para o desencadeamento dos graduandos pela pesquisa acadêmica, situação que tem favorecido a produção de artigos publicados/encaminhados para periódicos e para capítulos de livros, relatórios de pesquisa, dentre outrso, evidenciando um duplo enriquecimento: dos alunos da graduação e dos sujeitos envolvidos na pós-graduação.

O PPGMPE também tem envolvimento com o PIBID – Programa de Bolsas de Iniciação a Docência CAPES/UFES, a partir das atividades pedagógicas desenvolvidas pela Professora Dr. Patrícia Silveira da Silva Trazzi, que faz o acompanhamento de 20 alunos da graduação em Pedagogia: Caroline Ribeiro Pereira; Suzana Gonçalves; Leiliana Zucoloto; Larissa Littig; Juliana Sampaio; Lorrainy Ferrari; Ana Carolina Campagnaro; Antonio Daniel Carvalho; Jéssica Siqueira; Samara Oliveira; Alice Wandekoken; Ana Karen Costa; Verônica Santana Epifânio; Eloína Martins de Oliveira; Gisele Lipaus; Joyce Braga; Julia Loyola; Paula Oberdá Paiva; Taina Souza Gonçalves e Thainara Assis.

A Profa. Dra. Junia Freguglia Machado Garcia (membro do PPGMPE) também coordena o subprojeto de Biologia inserido no "Projeto Institucional de Iniciação à Docência", cujo objeto é promover a qualificação para a docência de estudantes de licenciatura, incentivando a inserção destes em escolas públicas de educação básica desde o início de sua formação acadêmica por meio de concessão de bolsas e de recursos de custeio, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid-Capes. Para tanto, os estudantes da graduação estão inseridos em Escolas de Educação Básica, situação que promove a composição de redes de colaboração com
profissionais já inseridos no mercado de trabalho. Participam do subprojeto Biologia 30 estudantes bolsistas do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, do campus de Goiabeiras, atuantes em 5 escolas da rede estadual de ensino, em parceria com 5 professores supervisores bolsistas efetivos nas escolas. O envolvimento dos graduandos em grupos de pesquisa vem favorecendo a composição de vários trabalhos de conclusão de curso, sendo eles vinculados aos projetos de pesquisa ou de áreas de atuação dos professores do PPGMPE na graduação.

Em 2017, tivemos os seguintes trabalhos de conclusão de curso orientados pelos docentes do PPGMPE:

ALEXANDRO BRAGA VIEIRA
Sindalva Meira Conceição. O IFES - Campus Vitória como a escola pública como melhor nota no ENEM 2014. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Alexandro Braga Vieira. Pedagogia;

Marileusa Aparecida Silva e Ericka Oliveira Filho. Do Curso Normal ao Curso de Pedagogia: recompondo caminhos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Alexandro Braga Vieira.

Uyara Vieira Nunes. Alfabetização e Educação Especial: Um Estudo de Caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Alexandro Braga Vieira.

ANDRESSA MAFEZONI CAETANO
Crizane Cominoti. Escolarização e Deficiências Intelectual. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Damaris Santos ; Thayna Marins. Deficiência intelectual. Início: 2017. Trabalho
de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do
Espírito Santo.

Verônica Santana. Deficiência intelectual e alfabetização. Início: 2017. Trabalho
de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do
Espírito Santo.

DANIA MONTEIRO VIEIRA COSTA
Juliana da Silva Melo; Kênia Réboli Moreira. Uma análise das propostas de produção de texto de um livro didático de alfabetização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Dania Monteiro Vieira Costa.

Danielly Oliveira Santos et al.. Educação não formal: apontamentos sobre o contexto histórico de constituição e seus aspectos conceituais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Dania Monteiro Vieira Costa.

Lainy Martinelli. Atividades presentes nos cadernos escolares: questões sobre produção de textos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Dania Monteiro Vieira Costa.

Thaís Ferreira de Andrade. Apontamentos sobre atividades de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita em uma sala de aula de alfabetização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Dania Monteiro Vieira Costa.

DEBORA MONTEIRO DO AMARAL
Sara Franciele Souza da Silva. Educação do campo e a produção de sentindo em uma escola do campo de Vila Velha. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. (Orientador).

Carolayne Gonçalves/ Jéssica Rodrigues Siqueira. O acesso à escola de alunos moradores no meio rural do município de Águia Branca/ ES. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. (Orientador).

Gilmar Santana Ferreira/ Raquel Martins de Oliveira. A Pedagogia da Alternância e as Escolas de Família Agrícola e sua relação com a formação e a permanência dos jovens no campo capixaba. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. (Orientador).

Nilda Idelfonso de Oliveira Penha /Reginaldo Penha. Da escola tradicional à escola do campo. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Espírito Santo. (Orientador). Licenciatura em Educação do Campo

DOUGLAS FERRARI
SARA FALCAO GUEDES DE OLIVEIRA. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL POR MEIO DE HISTÓRIA ORAL. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. (Orientador).

DULCINEA CAMPOS SILVA
Angela de Oliveira. O ENSINO DA LINGUAGEM A PARTIR DA REALIDADE DO CAMPO. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Espírito Santo. (Orientador). Licenciatura em Educação do Campo

EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA
Brunele da Silva Gonçalves. A gestão do PRONATEC em uma instituição privada de Vitória/ES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Eduardo Augusto Moscon Oliveira

Silvia Helena da Penha Teles dos Santos. Reformas educacionais e a formação do pedagogo na Universidade Federal do ES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Eduardo Augusto Moscon Oliveira.

Helayne Nunes Peruchi. O pedagogo e a gestão escolar : uma analise sobre a formação do pedagogo e sua atuação na gestão escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Eduardo Augusto Moscon Oliveira.

ITAMAR MENDES DA SILVA
Angela M. Ladeira; Anna Caroline Santos; Letícia Rodrigues. Avaliação em Larga escala e o IDEB. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. (Orientador). Pedagogia

JUNIA FREGUGLIA MACHADO GARCIA
Camila Ribeiro e Diego Bretas. Análise das concepções de conservação de rios por alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Vitória (ES). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) – Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Junia Freguglia Machado Garcia.

Daniela Rodrigues Duarte e Vanessa Gobbi Amorim. Influência da linguagem sobre o interesse de estudantes por conteúdos de Ciências: Análise de um instrumento de coleta de dados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) – Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Junia Freguglia Machado Garcia.

ANA CARLA NASCIMENTO BARROSO e RHANA EVANGELISTA SALAZAR. Formação de leitores em aulas de Biologia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) – Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Junia Freguglia Machado Garcia.

MARIANGELA LIMA DE ALMEIDA
Janaina Borges Alves. A RELAÇÃO ENTRE PESQUISADOR E PARTICIPANTE EM UM GRUPO DE ESTUDO-REFLEXÃO DE GESTORES E PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2017. Trabalho de Conclusão
de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Mariangela Lima de Almeida.

Meiriane Linhaus de Sousa Barros. FORMAÇÃO E GESTÃO PÚBLICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROCESSOS DE ENSINO, PESQUISA E A EXTENSÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Mariangela Lima de Almeida.

PATRICIA SILVEIRA DA SILVA TRAZZI
Karoline Littig e Juliana Mazarack. CTS em sala de aula de Biologia: recursos energéticos. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo. (Orientador).

SOLER GONZALEZ
Amanda Cristina Adeodato Pereira. Práticas pedagógicas cotidianas do projeto Caminhando Juntos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Soler Gonzalez

Fabiola da Silva Lima. Educação Ambiental em narrativas nas redes cotidianas da educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Soler Gonzalez.

IRIS MOROSINI ARTHUR. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS COTIDIANOS DOS ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIAS DE UM PROJETO SOCIAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Soler Gonzalez.

TUANNY DE CARVALHO E SILVA FEDERMAN. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS COTIDIANOS DO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL INSTITUTO MARLIN AZUL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Soler
Gonzalez.

Caique, Leonardo, Louriene, Vinicius e Vitor. CARTOGRAFIAS, FOTOMAPAS E NARRATIVAS NOS COTIDIANOS ESCOLARES COM O BAIRRO JESUS DE NAZARETH, VITÓRIA (ES). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso.(Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.
Orientador: Soler Gonzalez. Geografia

Bruno, Karen, Mônica e Sarita. NARRATIVAS, COTIDIANOS ESCOLARES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE GEOGRAFIA E CORPOS LGBT+: O QUE ESSES CORPOS NOS CONTAM?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do
Espírito Santo. Orientador: Soler Gonzalez.

Aline Marjorie da Silva Siquara. Educações Ambientais em narrativas dos sujeitos da história da comunidade de Regência após a tragédia crime do Rio Doce. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Soler Gonzalez.

VALTER MARTINS GIOVEDI
Maria Gomes. Evasão escolar na educação de jovens e adultos (EJA): um estudo com estudantes do Ensino Médio de uma escola do município de Vitória/ES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Valter Martins Giovedi.

Tayná Luiza Gonçalves Medeiros; Thamiris Santos Ferreira. Fatores que contribuem para a ocorrência da violência e indisciplina na escola pública e formas de mediação desses problemas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Valter Martins Giovedi.

Carlos Magno de Oliveira. O ensino religioso na escola pública. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Valter Martins Giovedi.

Além dos trabalhos de conclusão de curso orientados, os professores do PPGMPE vêm participando de bancas de defesa de TCCs, compondo espaços de aprofundamento teórico/prático de questões que envolvem a formação inicial de professores com os estudantes do curso de graduação, da seguinte maneira:

ALEXANDRO BRAGA VIEIRA: 11
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO: 4
DANIA MONTEIRO VIEIRA COSTA: 1
DEBORA MONTEIRO DO AMARAL: 1
EDUARDO MOSCON: 3
JUNIA FREGUGLIA: 5
LARISSA FERREIRA: 4
MARIANGELA LIMA: 1
PATRICIA RUFINO: 1
PATRÍCIA TRAZZI: 12
RENATA DUARTE: 6
SOLER GONZALEZ: 8
TANIA MARA ZANOTTI: 5

Totalizando 63 bancas.

Estágio de docência:

O Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação se destina aos profissionais da Educação que estejam em efetivo exercício nas escolas de Educação Básica, nas secretarias de Educação e também técnicos e docentes que atuam nas instituições de ensino superior, fundamentada em princípios teórico-metodológicos que valorizem a experiência profissional e a articulação entre teoria e prática.

O fato de o PPGMPE articular um processo de formação com profissionais da Educação em efetivo exercício profissional e de os mestrandos estarem parcialmente liberados e seus locais de trabalho favorece a composição de uma outra lógica de estágio em docência: as atividades são realizadas nos espaços em que os mestrandos atuam, sendo acompanhados por seus respectivos orientadores.

Com isso, articulação das teorias adensadas no transcorrer das aulas/orientações com o trabalho pedagógico vivido em seus locais de trabalho se mostra uma constante. Os espaços-tempos e orientação também promovem a articulação entre os debates teóricos desencadeados nas aulas, os projetos de pesquisa dos mestrandos, a composição dos produtos e novas perspectivas de atuação em seus locais de trabalho. Assim, é permanente a articulação entre teoria e prática.

No ano de 2017, tivemos a primeira turma de mestrandos do PPGMPE e todos eles exercem atividades profissionais em Secretarias de Educação, Conselhos Municipais de Educação e docência, coordenação pedagógica e gestão escolar em unidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Contamos, também, com mestrandos que são técnicos administrativos na Educação Básica e no Ensino Superior. Desta forma, as “atividades de estágio” são permanentes, tendo em vista os mestrandos não se ausentarem de seus locais de trabalho, promovendo, constantemente a articulação entre teoria e prática.

Tendo em vista que a elaboração das dissertações e produtos mantém profícuo diálogo com as questões presentes nos locais de trabalho em que os mestrandos atuam, os orientadores do PPGMPE vêm acompanhando de perto as atividades desses sujeitos, bem como inserindo-se nos espaços-tempos em que eles atuam, compondo, de certa forma, processos de acompanhamento/intervenção no lócus de trabalho dos estudantes.

Nesse cenário, ocorre a aproximação entre universidade e unidades de ensino/secretarias de educação/conselhos de educação/universidades, por meio do desenvolvimento da compreensão da realidade escolar e de intervenções, tendo como base os projetos/produtos de pesquisa dos mestrandos. Tais produções permitem que eles possam adensar seus conhecimentos em temas presentes nas escolas/secretarias de educação/instituições de ensino superior/conselhos municipais de educação, pois são temáticas que atravessam suas práticas profissionais cotidianamente, portanto, optamos por entender que os estágios deveriam se realizar nos locais em que eles trabalham. Isso demanda que os orientadores também estejam mais próximos desses espaços-tempos e ampliem as redes dialógicas e as proposições a serem feitas com os demais servidores dos ambientes em que os mestrandos atuam.

O grupo de mestrandos do PPGMPE possui uma vasta experiência no campo educacional, constituindo-se de pedagogos, professores e profissionais da Educação com anos de dedicação ao magistério público estadual, municipal e federal, tendo entre 10 a 20 anos de profissão. Com isso, é necessário assumir uma outra lógica de estágio, tendo em vista a articulação entre mundo do trabalho e adensamento teórico ser um elemento constante em todo o processo formativo dos mestrandos, bem como na composição de suas dissertações/produtos.

Contamos com professores alfabetizadores, docentes/pedagogos/técnicos que atuam nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no Ensino Médio (tanto do campo quanto de áreas urbanas), além de pedagogos que atuam em órgãos centrais (secretarias de Educação e Conselhos Municipais de Educação), sem contar profissionais técnicos da Secretaria de Estado da Educação e da própria Universidade Federal do Espírito Santo.

Os mestrandos do PPGMPE matriculados no ano de 2017, exercem as suas atividades profissionais e seus “estágios” nos espaços-tempos a saber:

a) Ana Cláudia Santiago Zouain – Secretaria Municipal de Educação da Serra
b) Aníbal Saltório de Almeida Júnior – Escola de Ensino Fundamental e Médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo
c) Charla Barbosa Campos – Presidente do Conselho Municipal de Educação de Vitória – COMEV
d) Débora Nascimento de Oliveira – Professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Vitória e da Serra
e) Eliana Aparecida de Jesus Reis - Professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal da Serra
f) Elismar Antônio da Silva – Pedagogo na Secretaria Municipal de Educação de Cariacica
g) Elson Augusto do Nascimento – Subsecretário pedagógico da Secretaria Municipal de Pancas
h) Fernanda Nunes da Silva – Professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Vitória e da Serra
i) Francisco de Assis Xavier – Professor da Educação Básica de Anchieta
j) Gabriela Nunes de Menezes - Professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal da Serra
k) Ghane Kelly Gianizelli Pimenta – Assistente Administrativo de Escola da Rede Estadual de Ensino
l) Hadassa da Costa Sperandio – Pedagoga de Unidade de Educação Infantil da Rede Municipal de Cariacica
m) Ione Aparecida Duarte Santos Dias – Subsecretário pedagógico da Secretaria Municipal de Cariacica
n) Jéssica Cremonini Caprini – Professora da Rede Estadual de Ensino, na área de Ciências
o) Lara Regina Cassani Lacerda – Professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de São Gabriel da Palha
p) Maria Amélia Barcellos Fraga – Técnica Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Vitória
q) Mariana Donateli Gatti – Professora da Rede Estadual de Ensino, na área de Ciências
r) Mariana Karoline Dias Estevam – Professora da Rede Estadual de Ensino, em Barra de São Francisco
s) Nathan Moretto Fernandes – Professor de Geografia na Rede Estadual de Ensino
t) Renata Potkul – Professora Alfabetizadora na Rede Municipal de Ensino de Vila Velha
u) Roberta Gonçalves Duarte – Assistente Administrativo da Universidade Federal do Espírito Santo
v) Roberto Márcio da Silveira – Professor de Geografia da Rede Estadual de Ensino

Esse cenário vem contribuindo para que mestrandos e orientadores estejam envolvidos em várias questões que transversalizam o trabalho pedagógico escolar, seja por meio de palestras, assessorias, novos arranjos de atuação dos próprios mestrandos, implementação de políticas públicas e desencadeamento de processos de formação de professores. A proposta de mestrado profissional em Educação ao articular o mundo do trabalho e a pesquisa/formação profissional aponta novas possibilidades de formação de professores e de implementação de políticas educacionais, considerando a realidade vivida/presentes nas escolas e sistemas de ensino.

Visando trazer as contribuições dos mestrandos para a formação inicial de professores, considerando que eles possuem vasta experiência no campo educacional, bem como a composição de dissertações/produtos em estreito diálogo com as questões presentes na Educação (escolas/sistemas de ensino), os estudantes do PPGMPE vem participando de grupos de estudos e de intervenções nas disciplinas ministradas por seus orientadores, sendo, também, convidados a enriquecer as atividades acadêmicas de outros professores do Centro de Educação, constituindo, assim, oportunidades de ampliação dos seus campos de atuação, socialização das pesquisas/produtos e maior compreensão da formação de professores no ensino superior.

Tendo em vista que o PPGMPE conta com orientadores que coordenam o PIBID – Programa de Bolsas de Iniciação a Docência CAPES/UFES – ocorre a participação de mestrandos nas atividades realizadas pelo referido programa, situação que nos permite compor a aproximação dos mestrandos com outras realidades educacionais para além daquelas vivenciadas em seus cotidianos de trabalho.

Desta forma, a participação de mestrandos no Programa de Bolsas de Iniciação a Docência CAPES/UFES, coordenados pelas professoras Patrícia Silveira da Silva Trazzi e Junia Junia Freguglia Machado Garcia, contribui para que os mestrandos venham realizar “atividades de estágio em docência” por meio do acompanhamento das atividades de formação inicial coordenadas pelas suas respectivas orientadoras.

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