Solidariedade, nucleação e visibilidade

Solidariedade:

A análise dos dados referentes às atividades desenvolvidas por um número significativo de docentes, que muitas vezes envolvem seus discentes, ou se conjugam com egressos, evidencia compromisso do Programa com a comunidade externa. Trata-se de consultorias, assessorias, parcerias, cursos de extensão, participação na gestão de projetos maiores que envolvem editais, conforme descritos no relatório.

Cumpre sinalizar que a grande maioria dos professores do PPGE e seus discentes atuam em projetos de Formação Continuada de profissionais de educação tanto em instituições públicas, quanto privadas, com destaque para a colaboração com redes públicas de ensino. Há, ainda, um número que vem se dedicando ao desenvolvimento e análise de materiais didáticos e possibilidades novas / outras de ensino-aprendizagem, principalmente pela via virtual. Destacam-se projetos na área de Educação no Campo; Alfabetização; Pedagogia da Terra; Educação de Jovens e Adultos; Currículo do Ensino Fundamental; Educação Especial, Relações Étnico Raciais Afro-Brasileiras; Educação Ambiental; Informática Educativa; Educação Indígena; Educação da Arte, dentre outras.

Vale destacar o Projeto de Iniciação Científica Júnior com o Projeto: Na Rua: pesquisando os Moradores de Rua de Vitória, coordenado pela profª Edna Castro de Oliveira, que envolve 10 alunos estudantes da EJA dentre moradores de Rua de Vitória e outros, com financiamento da FAPES, duração 2012/2013.

Nesse item vale outra vez sinalizar que o PPGE, o Centro de Educação e a Universidade Federal do Espírito Santo são as únicas instâncias públicas no estado na área de educação, com certeza acarretando uma demanda muito maior do que poderia ser atendida em nosso estado e nas fronteiras próximas.

Nucleação:

Formação de lideranças para a Administração Pública. O PPGE tem egressos oriundos de todas as regiões do Estado do Espírito Santo e também do Extremo Sul da Bahia, Nordeste de Minas Gerais e Norte do Rio de Janeiro. Esses profissionais ocupam posição de destaque nos sistemas públicos estaduais e municipais de ensino, destacando-se as Secretarias de Educação.

Participação dos docentes do PPGE em Programas que incentivam a formação de profissionais na área de Educação como: a) a Coordenação pedagógica da Formação dos Educadores do Projovem Campo Saberes da Terra, que já foi concluída e que atendeu a 126 profissionais da Secretaria Estadual de Educação do Estado do ES, com carga horária de 360 no período de 2009-2011; b) Coordenação do Curso de Formação de Professores na Área de Educação para as Relações Étnico-raciais, que atendeu 200 profissionais da Secretaria Estadual de Educação do Estado do ES, com carga horária de 360 horas, no período de 2010-2012; c) Programa de Aperfeiçoamento de Diretores Municipais de Educação, envolvendo profissionais das redes municipais e estadual, que atendeu 50 dos 78 secretários de educação do Estado do ES, período 2010-2011; d) Seminários de formação dos profissionais da rede municipal de Educação de Vitória que atuam no processo de alfabetização dos alunos do Ensino Fundamental, aproximadamente 300 profissionais e assessoria técnico pedagógica na formulação da política de alfabetização para o referido município, no período 2010-2012; entre outros;

Participação/Coordenação de docentes do PPGE em projetos de pesquisa interinstitucional; Coordenação do Grupo de Pesquisa Interinstitucional PPGE/CE/UFES-Ifes, edital 3/2006, PROEJA/CAPES/SETEC 2007-2011; Participação de professores da área de Educação Especial no Observatório Nacional de Educação Especial: estudo em rede nacional sobre as salas de recursos multifuncionais nas escolas comuns. Financiamento CAPES; Participação de professores no Projeto de apoio interinstitucional e integração entre Programas de Pós-Graduação em Educação da UFES/ES e da UERJ/RJ;

Coordenação do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros desde 2010; Coordenação Local do Projeto de Gestão na Educação Infantil, da Fundação Carlos Chagas, em parceria com a Fundação Victor Civita (FVC), período 2010-2011; entre outros.

Visibilidade:

A visibilidade do programa é favorecida pelas variadas atividades de extensão desenvolvidas por professores do PPGE e pela divulgação de artigos e entrevistas na mídia, como se pode ver na produção técnica dos docentes. As atividades complementares descritas mostram diversas ações de difusão de conhecimento produzido no âmbito do Programa. Cursos, eventos, publicações, oportunizam o acesso a inovações e desdobramentos das pesquisas acadêmicas a comunidade externa da UFES.

Além disso, o PPGE se apresenta pela via de sua página na web onde se disponibilizam informações que descrevem o Programa em seus aspectos formais, em suas relações dentro e fora do âmbito do PPGE e em sua dinâmica cotidiana. Pode-se encontrar aspectos relativos às instâncias administrativas, o currículo do programa detalhado, indicando especificidades do doutorado e do mestrado, as ementas das linhas de pesquisa, os professores que a compõem e ementas das disciplinas. Também se informa sobre aspectos legais relativos ao PPGE: Regulamento; Normas de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes; Normas gerais de seleção de bolsistas, anualmente as Normas do processo seletivo ao Programa daquele ano, aspectos legais, calendários, até resultados de cada uma das etapas e resultados finais, são também disponibilizadas.

Quanto ao cotidiano acadêmico, disponibiliza-se a oferta semestral do curso com os respectivos docentes responsáveis, o calendário acadêmico, formulários de matrícula e outros necessários à vida acadêmica dos alunos.

Busca-se garantir informação e transparência de todos os processos tornando público os movimentos e atividades do PPGE. Mantêm-se um calendário de eventos dentro e fora do Programa, quadro de defesas, palestras e outras atividades que dão dinâmica ao currículo vivido. Informações sobre atividades alternativas de formação também são apresentadas na página, tais como: PDEE, outros convênios, doutorado sanduíche nacional, oportunidades de cumprir disciplinas em outros Programas dentre outras. São disponibilizadas na página informações sobre o periódico Cadernos de Pesquisa em Educação do PPGE e do Periódico Pró - Discente.

De acordo com normas da CAPES e do PPGE, estão disponíveis, na íntegra, por ano e autor, as dissertações e as teses defendidas. Tem-se envidado esforços para manter o site atualizado. Além, as dissertações e teses estão disponíveis em versão impressa nas Bibliotecas Central e do Centro de Educação. Dispomos, ainda, de um catálogo de dissertações desde a primeira defesa até 2012. Na página, o usuário encontra links importantes para conexão com CNPq, CAPES dentre outros órgãos.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910