A GINÁSTICA CIRCENSE À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Nome: JÂMILDO RIOS DE ALMEIDA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 09/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANA CAROLINA GALVÃO MARSÍGLIA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA CAROLINA GALVÃO MARSÍGLIA Orientador
CLAUDIO DE LIRA SANTOS JUNIOR Examinador Externo
ZENÓLIA CHRISTINA CAMPOS FIGUEIREDO Examinador Interno

Resumo: A partir dos aportes teóricos-metodológicos do materialismo histórico e dialético e da pedagogia histórico-crítica delimitamos como objetivo geral da pesquisa: elaborar o conceito de ginástica circense à luz da pedagogia histórico-crítica, contribuindo para a formulação da cultura corporal que se expressa nos conteúdos escolares da educação física. No primeiro capítulo apresentamos uma análise dos nexos e relações, partindo da historicidade do que hoje compreendemos como cultura corporal e circo. A finalidade foi entender como se configurou na história das práticas corporais aquilo que denominamos como ginástica circense, a fim de refletir a respeito de como se estabeleceram as especificidades dessa singularidade da cultura humana. No segundo capítulo nossa pretensão foi compreender o conhecimento que respalda a educação física. Assim, fez-se necessário ir à gênese do conhecimento que inaugura o modelo disciplinar escolar na educação física, a ginástica positivista. Depois disso, apontamos a cultura corporal como objeto de conhecimento da educação física. Por fim, procuramos subsídios nos fundamentos da pedagogia histórico-crítica para pensarmos a respeito da problemática do conhecimento e dos conteúdos necessários à humanização dos sujeitos. O terceiro capítulo intenciona apontar elementos para uma reflexão sobre os conceitos de ginástica circense e outras terminologias utilizadas para designar esse conteúdo na escola. Apontamos teoricamente algumas possibilidades de pensar a atividade educativa por meio dos fundamentos didáticos histórico-críticos. O estudo possibilitou a seguinte formulação: a ginástica circense é uma parte da cultura, ontologicamente atrelada ao processo de trabalho e considerada, portanto, de ordem não material, cuja produção e consumação ocorrem simultaneamente por parte de quem produz e de quem consome. Sua especificidade retroage da complexificação de traços essenciais das objetivações gímnicas das diferentes formas de equilibrar-se, saltar, rolar/girar, embalar/balancear, trepar, que se encontram expressos nas atividades historicamente produzidas pela cultura circense.

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