Educação do Campo e a educação popular

Código: PMPE1023
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Princípios da Educação do Campo e da Educação Popular. Escolarização e experiências de fomento à educação do campo na perspectiva da diversidade, explorando currículos e metodologias produzidas nas práticas pedagógicas das escolas do campo. Formação dos (as) educadores (as) do campo. Os povos do campo e suas relações com o trabalho e a produção da existência. Protagonismo dos movimentos sociais do campo. Marcos normativos e a Diretriz Operacional da Educação do Campo.
Bibliografia: Bibliografia básica:

ARROYO, M. Políticas de formação de educadores (as) do campo. Caderno Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p. 157-176, maio/ago. 2007. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br.

BRANDÃO, C. R. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.

CALDART, R. S. Pedagogia do movimento sem terra. 3.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2004.
JESUS, S. M. A; MOLINA, M.C. Por Uma Educação do Campo. Contribuições de um projeto de educação do campo. Caderno nº5, Brasília, 2004.

MOLINA, M. C. e FREITAS, H. C. A. Avanços e desafios na construção da Educação do Campo. In: Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 17-31, abr. 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

SOUZA, M. A. MARCOCCIA, P.C.P. Educação do campo, escolas, ruralidades e o projeto do PNE. Revista da FAEEBA . Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 20, n. 36, p. 191-204, jul./dez. 2011.

STRECK, D. R. A educação popular e a (re)construção do público. Há fogo sob as brasas? Revista Brasileira de Educação, 2006.

STRECK, D.R.; ESTEBAN, M.T. (Orgs.) Educação popular: lugar de constituição social coletiva. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

TAFFAREL, C. Z, MUNARIM, A. Pátria educadora e o fechamento das escolas do campo: o crime continua. REVISTA PEDAGÓGICA | V.17, N.35, MAIO/AGO. 2015.

Bibliografia complementar:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI. Educação do Campo: marcos normativos/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão . Brasília: SECADI, 2012.

BRASIL. CNE. Resolução CNE/CEB 1/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2002. Seção 1, p. 32. Diretrizes Operacionais para a educação básica nas escolas do campo.

CAMINI, I. Escola itinerante: na fronteira de uma escola nova. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1977.

GOHN, M. G. Teorias dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1997.

MARTINS, José de Souza. Os camponeses e a política no Brasil. Petrópolis. Vozes, 1983.

MOLINA, M. C. Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.

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