Docência e conflitos na educação básica

Código: PMPE1016
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Conflitos - causas e sujeitos da violência e da indisciplina na educação básica. A violência simbólica constitutiva da escola moderna. A violência curricular e suas manifestações no contexto escolar. Princípios e perspectivas para a superação da indisciplina e da violência em sala de aula e no contexto escolar. O tratamento dialógico dos conflitos em sala de aula e na escola. Desafios trazidos pelas novas gerações de estudantes para educação básica e o papel do docente como intelectual crítico.
Bibliografia: BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Trad. Reynaldo Bairão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
CANDAU, Vera Maria. Direitos Humanos, Violência e Cotidiano Escolar. In: CANDAU, V.M. (org.). Reinventar a Escola. 4ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. In: Sociologias. Porto Alegre, nº8, pp. 432-443, Jul/Dez. 2002.
CHAUI, Marilena. Democracia e autoritarismo: o mito da não-violência. In: CHAUI, Marilena. Simulacro e poder: uma análise da mídia. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2006.
______. Ética, violência e política. In: CHAUI, Marilena. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.
FLEURI, Reinaldo Matias. Entre disciplina e rebeldia na escola. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.
FREIRE, Paulo. Dialogando sobre disciplina com Paulo Freire. In: D.ANTOLA, Arlette. Disciplina na escola: autoridade versus autoritarismo. São Paulo: EPU, 1989.
______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
______. Pedagogia da Indignação. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Trad. Adriana Lopes, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 1997.
KEHL, Maria Rita. A juventude como sintoma da cultura. In: NOVAES, Regina; VANNUCHI, Paulo. Juventude e Sociedade: Trabalho, Educação, Cultura e Participação. São Paulo: Editora Perseu Abramo, 2004.
MARRA, Célia Auxiliadora dos S. Violência escolar: a percepção dos atores escolares e a repercussão no cotidiano da escola. São Paulo: Annablume, 2007.
MESQUIDA, Peri. O corpo negado: corpo, violência e educação à luz do pensamento libertário de Paulo Freire. Revista Múltiplas Leituras, v. 3, nº 1, pp. 224-236, Jan./Jun. 2010.
SHILLING, Flavia. A sociedade da insegurança e a violência na escola. São Paulo: Moderna, 2004.
SILVA, César Augusto Alves da. Além dos muros da escola: as causas do desinteresse, da indisciplina e da violência dos alunos. Campinas: Papirus, 2011.
SPOSITO, Marília Pontes. Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil. In: Educação e pesquisa, São Paulo, v. 27, nº 1, pp. 87-103, Jan./Jun. 2001.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Indisciplina e disciplina escolar: fundamentos para o trabalho docente. São Paulo: Cortez, 2009.
YAMASAKI, Alice Akemi. Violências no cotidiano escolar: um olhar freiriano. Tese de doutorado, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. USP, 2007.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910