Currículo e prática docente na educação básica

Código: PMPE1007
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Teorias e concepções de currículo e seus fundamentos. Políticas de currículo e sua articulação com a prática docente.
Bibliografia: Básica:
CARVALHO, Janete Magalhães. Diferentes perspectivas da profissão docente na atualidade. Vitória: EDUFES, 2002.
FERRAÇO, Carlos Eduardo et al. (Org.) Diferentes perspectivas de currículo na atualidade. Petrópolis, R.J: De Petrus: NUPEC/UFES, 2015.
GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Currículo. IN: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de Oliveira. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis, RJ: DP et all; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012.
PINAR, Willian. O que é a teoria do currículo? Portugal: Porto Editora, 2007.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Complementar:
CARVALHO, Janete Magalhães. O cotidiano escolar como comunidades de afetos. Brasília: CNPq/Petrópolis: DP et Alii, 2009.
CORAZZA, Sandra. Artistagens: filosofia da diferença e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
ESTEBAN, Maria Teresa (Org.). Escola, currículo e avaliação. São Paulo: Cortez, 2003.
FERRAÇO, Carlos Eduardo (Org.). Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo. São Paulo: Cortez. 2005.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2005.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910