Implementação do Sistema de Gestão escolar (sge) nas Práticas Organizativas das Escolas da Rede Municipal De ensino de Vila Velha/es

Nome: MIRIENE MANZOLI ROGGE
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 20/07/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRO BRAGA VIEIRA Examinador Interno
ALEXSANDRA DOS SANTOS OLIVEIRA Examinador Externo
EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA Orientador
RAISA MARIA DE ARRUDA MARTINS Examinador Externo
RODRIGO DA SILVA PEREIRA Examinador Externo

Resumo: Esta dissertação tem como objetivo compreender o processo de implementação do Sistema de Gestão Escolar (SGE) na rede municipal de ensino de Vila Velha/ES e analisar a avaliação dos profissionais das unidades de ensino acerca da referida política na realização do trabalho administrativo e pedagógico das escolas. O SGE foi idealizado e desenvolvido na esfera pública municipal, de forma democrática, com a
participação da comundade escolar com um olhar pedagógico e administrativo que pudessem atender às demandas e necessidades do município. Isso sem a participação, contratação ou compra de serviço ou consultoria privada. Compreende o SGE como um sistema de computador que possibilita a integração dos dados e dispõe as informações em um único ambiente, tornando-as mais acessíveis à comunidade escolar. A pesquisa é desenvolvida em cinco unidades de Ensino Fundamental do Sistema de Ensino de Vila Velha/ES, uma de cada região administrativa do município, e adota como participantes técnicos da secretaria
municipal de educação, programadora do sistema, gestores, pedagogos,
coordenadores, professores. Busca interlocuções teóricas com o conceito de administração e de gestão escolar em Paro, Sander e Libâneo, além das discussões sobre as tecnologias, a internet e suas inserções no campo da educação em Castells e Lévy. Metodologicamente, baseia-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa, do estudo de caso e adota como procedimentos: a) solicitação aos órgãos competentes para a realização da pesquisa; b) consulta documental; c) realização de entrevistas; d) aplicação de questionários. A partir das entrevistas e questionários, organizamos
as respostas por eixos: a) importância atribuída à utilização de novas tecnologias na educação; b) facilitação ou não do SGE na execução do trabalho escolar; c) otimização do tempo; d) disponibilidade de internet para utilização do sistema; e) computadores nas escolas; f) pauta física e pauta eletrônica. Como resultados, percebe-se que a implementação da política do SGE se inicia na rede municipal de Vitória/ES e se expande para o sistema municipal de educação de Vila Velha/ES por
meio de uma parceria. Além disso, o SGE trouxe maior dinamicidade e transparência para as práticas organizativas das escolas e da rede de ensino de Vila Velha/ES, demandando ainda investimentos na formação dos professores e disponibilidade de recursos tecnológicos e internet para melhor utilização do sistema no trabalho
administrativo e pedagógico das escolas.

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