Tecnologia Assistiva e as Práticas Pedagógicas na Educação Especial com Alunos com Deficiência Visual
Nome: EDUARDO HENRIQUE DE SOUZA MACHADO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 12/08/2022
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI DE MELO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO | Examinador Interno |
DÉCIO NASCIMENTO GUIMARÃES | Examinador Externo |
DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI DE MELO | Orientador |
JAIME EMANUEL MOREIRA RIBEIRO | Examinador Externo |
VITOR GOMES | Examinador Interno |
Resumo: O estudo pretende analisar as tecnologias educativas e práticas pedagógicas utilizadas por professores que trabalham com alunos com deficiência visual durante a pandemia da covid-19, no Instituto Federal de Educação IFES, no município de São Mateus/ES, no período entre março de 2020 e março de 2022, investigando desafios e propondo alternativas. Utilizei como referencial teórico, a teoria histórico-cultural desenvolvido por Vigotski, que promove estudos sobre o desenvolvimento psíquico do indivíduo a partir das relações sociais, estabelecimento de signos e a mediação do professor. A metodologia escolhida para a realização do estudo foi a descritiva e exploratória, em que os sujeitos da pesquisa foram professores da educação básica, técnica e tecnológica que desenvolvem atividades pedagógicas com alunos com deficiência visual. Para alcançar os resultados foram utilizados instrumentos como questionário, entrevistas semiestruturadas gravadas em forma de áudio e análise de documentos escolares. Como resultados, identificamos as dificuldades relatadas pelos professores no processo de aprendizagem de alunos com deficiência visual e no uso das ferramentas tecnológicas disponibilizadas e utilizadas no contexto da pandemia da covid-19. A partir da análise desses resultados, foi possível a elaboração do Produto Educacional: Curso de extensão sobre a utilização de ferramentas pedagógicas na educação de alunos com deficiência visual.