Formação Continuada de Gestores de Educação Especial pela Via do Grupo de Estudo-reflexão

Nome: LUCIMARA GONÇALVES BARROS BRITO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 30/09/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIANGELA LIMA DE ALMEIDA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO Examinador Interno
EDSON PANTALEÃO ALVES Examinador Externo
MARIANGELA LIMA DE ALMEIDA Orientador
SUELI DE LIMA MOREIRA Examinador Externo

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de constituição colaborativa do grupo de estudo-reflexão de gestores de Educação Especial do município de Serra/ES, tendo em vista as contribuições da racionalidade comunicativa e das funções mediadoras da relação teoria e práxis. Busca, por meio de um processo de pesquisa-formação, colaborar com a formação continuada de gestoras de Educação Especial, com a intencionalidade de constituir com esses sujeitos, ações de formação continuada com/para os profissionais da educação da rede municipal de ensino. Fundamentou-se na teoria social crítica e na racionalidade comunicativa de Jürgen Habermas, bem como na autorreflexão crítica realizada entre todos os participantes: pesquisadores acadêmicos e pesquisadores do contexto, concebidos como coautores do processo. De natureza qualitativa, assume a perspectiva da pesquisa- ação colaborativo-crítica que se deu em dois movimentos concomitantes: compreensão do contexto, por meio de análise de documentos, da escuta e negociação das demandas; e colaboração com o contexto, para a constituição de um processo formativo com as participantes pela via do grupo. A produção de dados valeu-se de instrumentos e estratégias, como a observação participante, com registro em diário de campo; narrativas escritas; diálogos estabelecidos nos espaços discursivos e nos encontros do grupo de estudo-reflexão. Os dados foram organizados e analisados à luz da teoria habermasiana. Tal análise indica que a organização da gestão pública de Educação Especial no sistema municipal de ensino apresenta-se como um diferencial, embora encare muitos desafios em relação à inclusão escolar dos estudantes público-alvo atendidos por esta modalidade, principalmente no que tange às ações formativas desencadeadas pela própria Secretaria de Educação para os profissionais que atuam nas escolas municipais. Também mostra possibilidades de novos/outros modos de conceber a formação continuada em uma perspectiva crítica, a partir das demandas oriundas dos atores/autores que dela participam. Este estudo apresenta, ainda, como produto educacional, a proposta de formação vivenciada na própria pesquisa, pela via do grupo de estudo-reflexão, focalizando seus fundamentos e as estratégias construídas de forma coletiva e colaborativa.

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