Avaliação Crítico-emancipatória: Desafios para a Prática Docente em uma Escola do Campo

Nome: NATIELI DALLEPRANE BERGER
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 30/09/2021

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE SAUL Examinador Externo
ITAMAR MENDES DA SILVA Examinador Interno
VALTER MARTINS GIOVEDI Orientador

Resumo: Esta pesquisa objetiva a proposição de um caminho para a construção da avaliação do processo de ensino-aprendizagem no contexto de escola do campo, fundamentado em uma perspectiva crítico-emancipatória. Para fundamentar a pesquisa, dialogamos com alguns conceitos que serviram como pressupostos teóricos para o embasamento do estudo, tais como avaliação, concepções teóricas de avaliação, avaliações externas, educação emancipatória, avaliação na perspectiva crítico-emancipatória, Educação do Campo, entre outros que se fizeram necessários para que pudéssemos compreender e vislumbrar caminhos para construção da avaliação, no contexto da Educação do Campo, fundamentada nesta perspectiva. A abordagem teórico-metodológica caracterizou-se por uma pesquisa qualitativa do tipo participante, possibilitando o envolvimento de educadores/as do campo na análise de sua própria realidade e prática, desenvolvendo-se a partir da interação entre a pesquisadora e membros das situações investigadas. Dessa forma, os sujeitos da pesquisa foram os/as professores/as que atendem as turmas de 6º ao 9º ano da EMEIEF São Sebastião da rede municipal de Santa Maria de Jetibá/ES. A pesquisa reiterou a necessidade de refletir criticamente sobre as práticas de avaliação predominantes nas escolas do campo, que são frequentemente influenciadas e penalizadas pelas avaliações externas que segregam os povos campesinos e sinalizou a necessidade de desenvolvimento de estudos e práticas sobre a avaliação dessas instituições, fortalecendo as lutas dos sujeitos do campo por uma educação libertadora. Deste processo emergiu, tanto a partir da pesquisa teórica, quanto da intervenção realizada, um conceito de avaliação crítico-emancipatória do processo de ensino- aprendizagem. O produto apresentado compreende à própria formação que foi desenvolvida e sua estruturação que se mostram como possibilidades inspiradoras de outras práticas avaliativas compromissadas com a educação libertadora.

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