Entre Fios, Nós e Educações Ambientais: Narrativas Ecologistas de Mulheres de Cariacica/ES

Nome: MARCIA CRISTINA MAZOCCO RIBEIRO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 27/09/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SOLER GONZALEZ Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DEBORA CRISTINA DE ARAUJO Examinador Interno
RODRIGO BARCHI Examinador Externo
SOLER GONZALEZ Orientador

Resumo: Esta pesquisa aborda os movimentos da institucionalização das políticas municipais de educação ambiental no município de Cariacica e as educações ambientais que emergem nas narrativas ecologistas de um grupo de mulheres. O objetivo geral consiste em cartografar os processos de institucionalização das políticas de educação ambiental no município de Cariacica bem como problematizar as contribuições políticas e pedagógicas de práticas pedagógicas de educação ambiental que atravessam os cotidianos escolares, as quais emergem com as narrativas ecologistas de professoras e educadoras ambientais e com as escrevivências de um grupo de mulheres de diferentes regiões administrativas do município. Pretende-se, com isso, cartografar outras educações ambientais, ecologias e histórias que foram apagadas, silenciadas, mas que resistem. Os sujeitos da pesquisa e da história são mulheres aqui reconhecidas como ecologistas (REIGOTA, 1999). Esta pesquisa se aproxima das perspectivas teóricas da pedagogia freireana, das pesquisas em educação ambiental de Marcos Reigota e Rodrigo Barchi, das concepções de narratividades ecologistas de Soler Gonzalez e Andreia Ramos, e das redes de conversações de Nilda Alves. Além disso, busca inspirações na literatura de Conceição Evaristo. Para a produção de dados, optamos por entrevistas conversadas, fotografias, postais, diário de campo e pesquisa bibliográfica. A proposta do produto educacional é um conjunto de materiais, contendo 03 episódios de Podcast, disponibilizados nas contas digitais dos Narradores da Maré com link para acesso ao material, e 16 postais aquarelados, pintados à mão, com as imagens dos territórios de afeto e as escrevivências das mulheres, numa política de narratividade, na qual os sujeitos da pesquisa e da história possam narrar suas memórias, ecologias e educações ambientais. Apostamos, assim, no potencial pedagógico dessas outras ecologias e narrativas em prol de uma educação ambiental política, que potencialize a participação da comunidade nas discussões de suas problemáticas locais e nas políticas de educação ambiental do município de Cariacica.

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