O Estabelecimento da Educação Escolar em Tempo Integral na Região Metropolitana da Grande Vitória/ES (2015-2019)
Nome: DEBORAH GOMES MOURA GOMES
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 01/09/2020
Orientador:
Nome | Papel |
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EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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DULCINEA CAMPOS SILVA | Examinador Interno |
EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA | Orientador |
MARCELO LIMA | Examinador Externo |
MARLENE DE FÁTIMA CARARO | Examinador Externo |
RODRIGO DA SILVA PEREIRA | Examinador Externo |
Resumo: Este estudo analisa os processos realizados pelas Secretarias Municipais de Educação da RMGV-ES para o estabelecimento da Educação Escolar em Tempo Integral (EETI) nas escolas de Ensino Fundamental, no período de 2015-2019. Busca, a partir desse mapeamento, subsidiar a implantação da EETI em outros municípios, bem como contribuir com a expansão nas Redes Municipais de Ensino que já iniciaram o estabelecimento de tal política. Esta pesquisa integra a linha de pesquisa "Docência e Gestão de Processos Educativos", do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) da Universidade Federal do Espírito Santo UFES. Também faz parte do Grupo de Pesquisa Gestão, Trabalho e Avaliação Educacional - GETAE e está ligada ao Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo Lagebes/CE/UFES. Trata-se de uma pesquisa exploratória bibliográfica, com abordagem qualitativa, documental e de campo, a partir de uma perspectiva crítica. Os resultados apontaram que as Secretarias Municipais de Educação da RMGV enfrentam os desafios diante de descontinuidades políticas, da postura de austeridade adotada pelos governantes, bem como carecem de planejamento coletivo, a fim de superar o distanciamento entre os municípios, favorecendo assim o estabelecimento de políticas. Como produto educacional, elabora-se um documento para subsidiar o trabalho das Secretarias Municipais de Educação no percurso de elaboração do Projeto de Implantação da Educação Escolar em Tempo Integral, contribuindo, assim, para a consolidação da Política de Educação Integral.