Uma Perspectiva Etnográfica Sobre a Produção de Materiais Didáticos em 3D para Alunos Com Baixa Visão

Nome: ANNELIZE DAMASCENO SILVA RIMOLO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 28/07/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI DE MELO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI DE MELO Orientador
EDER PIRES DE CAMARGO Examinador Externo
ROGÉRIO DRAGO Examinador Externo
VITOR GOMES Examinador Interno

Resumo: Essa dissertação tem como objetivo analisar como se deu o processo de produção de material didático para alunos com baixa visão em uma escola Municipal bem como propor uma técnica complementar por meio da produção de material didático em 3D. No que se refere à metodologia, optamos pelo estudo de caso do tipo etnográfico com pesquisa participante que nos permitiu atuar no campo de pesquisa de forma direta, visando entender como se dá o processo de produção de material didático para o auxílio aos alunos com deficiência visual no Município, especialmente, em uma de suas escolas considerada referência para a área da deficiência visual nos dois turnos. Como instrumento para a coleta de dados, utilizamos entrevistas que nos permitiram ter maior clareza na captura das informações que serão utilizadas pelas pessoas envolvidas direta e indiretamente na pesquisa, além de recursos audiovisuais como fotografias e vídeos que nos permitiram maior fidelidade nos dados apurados e a utilização de um diário de campo no qual realizamos os registros diários durante todo o desenvolvimento da pesquisa em tela. Para o embasamento teórico, utilizamos a histórico-cultural de Vigotski que discute a relevância do processo de escolarização das pessoas com deficiência, o ambiente e o convívio escolar como um instrumento imprescindível desse processo. Para isso, faremos referência aos conceitos de: Interação Social, Supercompensação, Mediação, Deficiências primeira e secundária, Signos, Internalização, Zona de Desenvolvimento Iminente, Linguagem Social e Funções Psicológicas Superiores. No que se refere à intervenção social, formato ou produto, propomos a confecção de recursos didáticos em 3D visando facilitar, com mais precisão, o processo de escolarização de alunos com deficiência visual. A confecção desse material se dará em recursos didáticos voltados para a área de ciências. Neles, os alunos sujeitos da pesquisa poderão compreender como se dá o funcionamento do corpo humano. Como resultados, pôde-se observar que as professoras especializadas envolvidas nesse processo buscam ampliar todos os conteúdos, atividades e avaliações previamente solicitadas pelos professores regentes bem como encontrar caminhos alternativos visando favorecer a escolarização dos alunos sujeitos. No entanto, o recurso feito de forma artesanal não consegue repetir a velocidade e quantidade de exemplares necessários além de o material em 3D ser mais fiel à realidade.

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