ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: PERCURSOS FORMATIVOS EM REALIDADES BRASILEIRA E MEXICANA

Resumo: Trata-se de uma pesquisa que ganha uma centralidade na investigação de (re)conhecer as políticas e os processos de inclusão praticadas de diferentes formas e sob diferentes enfoques no trabalho educativo-formativo desenvolvido junto aos estudantes com deficiência, matriculados em cursos de graduação em uma universidade mexicana – Universidade Veracruzana (UV), e em uma universidade brasileira – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Compreendemos, a partir de uma perspectiva sociológico figuracional, que os processos formativos-educativos dos estudantes constituem processos interdependentes aos processos formativos-educativos dos docentes.
Esta proposta de investigação se justifica pela possibilidade de interlocução e de cooperação técnico-científica entre grupos de pesquisa e de estudos vinculados à Universidade Veracruzana/MX e à Universidade Federal do Espírito/BRA. Pois, dois grupos de pesquisadores, um brasileiro e um mexicano, utilizarão instrumentos e procedimentos de investigação comuns na coleta, produção e na sistematização de dados, objetivando analisar os processos de acesso, de permanência e de aprendizagem dos estudantes com deficiência matriculados em cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Espírito Santo, campus Goiabeiras e da Universidade Veracruzana, campus Xalapa-Mx.
Busca, assim, contribuir no avanço do estado da arte no campo da Educação Especial, sistematizando reflexões sobre os processos pedagógicos e institucionais que podem garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem de estudantes com deficiência no ensino superior, em países periféricos à economia mundial. Assim, pela via do estudo comparado internacional, poderemos compreender os rebatimentos e as diferentes configurações desencadeadas a partir das políticas de inclusão desse público de estudantes no ensino superior, em diferentes contextos universitários.
Assumindo a necessidade de compreender a natureza subjetiva da realidade e o sentido que lhe é atribuído pelos diferentes sujeitos, nossas reflexões encontram subsídios nos pressupostos da sociologia Figuracional, elaborada por Norbert Elias, e em uma perspectiva investigativa comparada internacional que trabalha no sentido de superar os modelos hegemônicos de comparação, eminentemente quantitativos, largamente utilizados pelos organismos internacionais, que estudam diferentes realidades circunscrevendo-as num perfil cultural único e ideal e arregimentando elementos que legitimem uma política imperialista e colonizadora.
No processo de coleta, produção e sistematização dos dados, utilizaremos questionários, entrevistas, a dinâmica dos grupos focais e o estudo documental, para a compreensão dos percursos educativos-formativos de discentes com deficiência e dos docentes que atuam com esses discentes. Constituirão sujeitos dessa pesquisa: estudantes, professores e gestores vinculados às duas universidades focalizadas neste estudo.

Data de início: 01/06/2023
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papel Nomeordem decrescente
Aluno Mestrado CARLA BRISEIDA CHOQUE VILLARROEL SILVA
Aluno Doutorado CLAUDIANA RAYMUNDO DOS ANJOS
Coordenador EDSON PANTALEÃO ALVES
Pesquisador EULUZE RODRIGUES DA COSTA JÚNIOR
Pesquisador FLÁVIO LOPES DOS SANTOS

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