O Aluno Com Síndrome de Prader-willi na Escola Comum: Inclusão, Escolarização e Processos de Subjetivação

Nome: MARCELLA GOMES DE OLIVEIRA LELLIS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/04/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ROGÉRIO DRAGO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GEIDE ROSA COELHO Examinador Interno
HIRAN PINEL Examinador Interno
MARCOS VINICÍUS DE ARAÚJO Examinador Externo
ROGÉRIO DRAGO Orientador
TÂNIA MARA ZANOTTI GUERRA FRIZZERA DELBONI Examinador Externo

Resumo: Este estudo intitulado ―O aluno com Síndrome de Prader-Willi na escola Comum: inclusão, escolarização e processos de subjetivação‖ apresenta levantamentos de dados coletados em uma pesquisa no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação PPGE Universidade Federal do Espírito Santo -UFES. Tem por objetivo entender como se dá o processo de inclusão de um aluno subjetivado como tendo a Síndrome de Prader-Willi, no contexto do ensino fundamental, de uma escola pública municipal de Vitória-E.S. Especificamente, pretendeu-se: (i) investigar características comportamentais da Síndrome de Prader-Willi; (ii) conhecer o sujeito com Síndrome de Prader-Willi a partir da contextualização deste sujeito na sala comum; (iii) identificar se há articulação entre os panoramas legislativos da educação inclusiva e as práticas educativas perante ao contexto escolar; (iv) entender os processos de subjetivação do sujeito subjetivado como tendo síndrome; (v) conhecer as práticas educativas desenvolvidas como tal sujeito, no âmbito da escola comum e do atendimento educacional especializado (AEE), a partir das contribuições sócio-histórica. Na construção deste estudo, o referencial metodológico adotado, foi a abordagem qualitativa de pesquisa, do tipo etnográfico, a partir de um estudo de caso, que sinaliza uma tentativa de compreensão detalhada dos significados, comportamentos, ações e situações vivenciadas por Samuel, sujeito da pesquisa, no ínterim do seu cotidiano escolar. Por fim, concluiu-se que o sujeito foi além de um diagnóstico patologizante e que foi capaz de construir a partir dos seus diversos diálogos, processos de ensino e aprendizagem com outro, para além da subjetivação da Síndrome de Prader-Willi.

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