Quadros de ferro? influências da historiografia na produção de livros didáticos de história regional nos municípios capixabas de Anchieta e Piúma

Nome: LEONARDO NASCIMENTO BOURGUIGNON
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/03/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JUÇARA LUZIA LEITE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ARNALDO PINTO JUNIOR Examinador Interno
JUÇARA LUZIA LEITE Orientador
JULIO CÉSAR BENTIVOGLIO Examinador Externo
OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA Examinador Externo

Resumo: Espremidas entre o mar e as montanhas, as cidades de Piúma e Anchieta, no litoral sul capixaba, tiveram sua rotina de redes e anzóis alterada com a chegada da Samarco no final da década de 1970 e, posteriormente, do turismo e da exploração do petróleo e do gás. Incomodados, alguns munícipes promoveram atividades que, acreditavam, construiriam uma representação de identidade regional. Entre essas iniciativas está a publicação de livros didáticos abordando a história e a geografia daqueles municípios. Para compreendermos o processo de produção e a narrativa contida nesses livros, nos apoiamos nos conceitos de representação, apropriação e autoria de Chartier (1990, 2002, 2010, 2012) e na análise das relações entre os três sentidos da história o cotidiano, o escolar e o acadêmico - e do dilema que acompanha a história escolar desde sua origem e que transformou os livros didáticos em documentos de identidade, pensadas por Carretero (2010). O que se encontrou foi uma representação de identidade local que suporta distintas temporalidades, entre elas se destaca o que se chama de influência Varnhagen que produziu uma identidade como resultado da participação das etnias negra e indígena, mas sob predomínio europeu.

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