Um olhar fenomenológico existencial para os docentes do IFES diante das dificuldades de aprendizagem de seus alunos: desvelando a inclusão dos incluídos
Nome: MIRELLA GUEDES LIMA DE CASTRO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 21/03/2013
Orientador:
Nome | Papel |
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HIRAN PINEL | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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HIRAN PINEL | Orientador |
OCTAVIO CAVALARI JUNIOR | Examinador Externo |
ROGÉRIO DRAGO | Examinador Interno |
SONIA LOPES VICTOR | Examinador Interno |
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo descrever fenomenológica e existencialmente os discursos de professores da área das Ciências físicas, químicas e biológicas do Ifes Campus Colatina, acerca de suas vivências com alunos e alunas com dificuldades de aprendizagem. O referencial teórico adotado foi baseado nos estudos de Paulo Freire e Elizabeth Polity, que enfatizam a perspectiva de desvelar no outro as vivências, trazendo uma compreensão dos dilemas de ser professor de alunos com dificuldades de aprendizagem, como relacionais a partir de seus contextos locais. A metodologia utilizada foi a fenomenologia existencial, inserida no âmbito da abordagem qualitativa da pesquisa. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas individuais que se configuraram em narrativas feitas por oito professores da área das Ciências físicas, químicas e biológicas do Ifes, Campus Colatina-ES. A análise, por sua vez, constituiu-se na construção de guias de sentido e análise interpretativa das narrativas dos sujeitos acerca do fenômeno estudado. Os resultados apontaram para a importância em se perceber o professor como sujeito que vivencia dúvidas e frustrações quando seus alunos não aprendem de acordo com suas idealizações. Apontam ainda para a necessidade de o educador reconhecer as características particulares de aprendizagem de seus alunos, buscando outras metodologias para desenvolvê-la em sala de aula. Nesse estudo, ficou claro o quanto os professores e professoras do Ifes necessitam conhecer mais sobre os processos relativos à inclusão escolar e vincular suas práticas cotidianas a eles.