As narrativas de professoras reencantadas pela Educação Ambiental: rede de formação tecida no/com o cotidiano
Nome: NADJA VALÉRIA DOS SANTOS FERREIRA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 04/05/2012
Orientador:
Nome | Papel |
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MARTHA TRISTÃO FERREIRA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ELISABETH BRANDÃO SCHMIDT | Examinador Externo |
JANETE MAGALHÃES CARVALHO | Examinador Interno |
MARTHA TRISTÃO FERREIRA | Orientador |
MICHÈLE TOMOKO SATO | Examinador Externo |
REGINA HELENA SILVA SIMÕES | Examinador Interno |
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender a constituição de um movimento instituinte de professoras de uma escola pública municipal localizada no distrito de Xerém, Duque de Caxias (RJ), que aponta para o que pode ser definido como autoformação coletiva e continuada, que traz em seu bojo princípios da Educação Ambiental. A forma processual como se apresenta tem como diferencial trazer uma Educação Ambiental com potencial emancipatório, ancorada na solidariedade, na dialogicidade e na ação coletiva, deflagradora de uma prática pedagógica e política, na Educação de Jovens e Adultos, que privilegia a inter e a transdisciplinaridade.Privilegia-se nesta pesquisa a produção narrativa de professoras de EJA e os processos identitários marcantes dos sujeitos praticantes do distrito de Xerém. A ação coletiva se ampara na cultura e se reflete na complexificação da ideia de uma Ecologia de Saberes que reflete o ambiente em que vivem e convivem os diversos sujeitos. Caminha-se pelos princípios da Cartografia como metodologia para narrar as histórias das professoras praticantes junto a seus educandos e suas educandas a partir da produção de dados que permitiram reencontrar saberes invisibilizados traduzidos em práticas socioambientais.