O CONCEITO DE FUNÇÃO EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO PNLD (2021): um olhar a partir da Teoria dos Registros das Representações Semióticas

Nome: NÁDIA HELENA BRAGA

Data de publicação: 30/06/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
VÂNIA MARIA PEREIRA DOS SANTOS-WAGNER Orientador

Resumo: O objetivo desta tese foi analisar, na ótica da Teoria dos Registros de Representação
Semiótica (TRRS), a abordagem do conceito de função em três livros didáticos de
Matemática do ensino médio. Estes livros foram aprovados pelo Programa Nacional
do Livro Didático (PNLD) (BRASIL, 2021). Os procedimentos metodológicos usados
consistiram na análise da abordagem do conceito de função, fundamentados nos
elementos da TRRS: representações, transformações (tratamento e conversão),
procedimentos de construção de gráficos, fenômeno de congruência semântica e
equivalência referencial e, a heterogeneidade nos dois sentidos. As análises
revelaram que existem variedades nos registros nos três livros analisados, a saber:
linguagem natural; e linguagem algébrica, gráfica, tabular e figural. Observam-se nos
livros muitas atividades com transformações de tratamentos, mas as conversões
foram em maior número, com destaque para as representações do registro em
linguagem natural para o registro algébrico e das representações do registro algébrico
para o registro gráfico. Porém, encontraram-se poucas propostas de atividades com
conversões inversas da representação do registro gráfico para o registro algébrico. O
procedimento para a construção de gráficos priorizado pelos autores foi o de ponto a
ponto. Em relação ao fenômeno de congruência, as análises indicaram que no
material avaliado existiram mais atividades com baixo e médio grau de não
congruência e que no alto grau de não congruência houve distribuição equilibrada nas
atividades. A partir das análises, considerou-se que a abordagem do conceito de
função é rica no que se refere às representações, tratamento e conversões com
diferentes graus de dificuldades. No entanto, a partir dos resultados deste estudo,
concluiu-se que os três livros didáticos de ensino médio fornecem suporte limitado
para que os estudantes tenham compreensão das diversas representações de função
e que, além de transitar entre os seus registros, eles saibam coordená-los.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910