DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NORMATIVAS PARA A CONSTITUIÇÃO DO TRABALHO DAS AUXILIARES DE CRECHE

Nome: GLEICIELE MAGELA DE ALMEIDA

Data de publicação: 26/04/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
VALDETE COCO Orientador

Resumo: Esta pesquisa focaliza o trabalho docente das auxiliares de creche, que atuam juntamente
com as professoras nas instituições públicas de Educação Infantil (EI). Com o movimento
de expansão da EI, caracteriza a configuração desse campo de atuação, que reúne duas
categorias de trabalhadoras docentes — auxiliar de creche e professora — no trabalho
compartilhado com as crianças pequenas. Nesse contexto, problematiza as políticas
municipais de provimento de auxiliares de creche para atuar nessa etapa. Desse modo, o
estudo busca compreender a constituição do trabalho docente das auxiliares com base nas
políticas públicas municipais do Espírito Santo (ES). Sustentado em uma perspectiva
teórica-metodológica bakhtiniana, desenvolve uma pesquisa de abordagem qualitativa
exploratória, com procedimentos de análise documental das normativas que orientam o
trabalho das auxiliares de creche e de entrevistas semiestruturadas com gestores
responsáveis pela EI e com movimentos sindicais que representam essa categoria. De
acordo com os dados da pesquisa, os municípios enfrentam desafios para garantir
melhores condições de trabalho para as docentes que atuam nas instituições de EI. Essa
constatação está atrelada à criação de uma quantidade significativa de leis e de editais
que, em sua maioria, instituem condições de trabalho precárias para as auxiliares de
creche. Com isso, observa-se que o percurso histórico da categoria no campo da EI se
inicia a partir de uma diversidade de concepções, justificativas e motivações, que
evidenciam estratégias de atendimento às crianças pequenas. Isso demonstra que, mesmo
com as mudanças ocorridas nas últimas décadas, esse cargo permanece em processo de
formulação no ES, por vezes, desconsiderando os avanços conquistados na área da EI.
Portanto, este estudo reconhece a complexidade em circunscrever o trabalho docente das
auxiliares de creche, tendo em vista as particularidades e a diversidade de elementos que
compõem a sua configuração. Sendo assim, compreende que permanece no horizonte das
políticas públicas o desafio de avaliar as composições funcionais com vistas a
potencializar a EI como campo de trabalho que considere as especificidades infantis e que
garanta a valorização das trabalhadoras docentes.

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