ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA: IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS DE ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE
FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Nome: LARISSA LITTIG FRANCISCO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 17/12/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
EDSON PANTALEÃO ALVES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI DE MELO Examinador Interno
EDSON PANTALEÃO ALVES Orientador
ISABEL MATOS NUNES Examinador Interno
MORGANA DE FATIMA AGOSTINI MARTINS Examinador Externo

Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta algumas discussões, dos dados produzidos, sobre a
temática de investigação da pesquisa, que visou uma análise da acessibilidade arquitetônica da
universidade, considerando a sua implicação na garantia do acesso, da permanência e do
processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes público-alvo da Educação
Especial no ensino superior. Consideramos a tríade “acesso, permanência e processo de
aprendizagem e desenvolvimento” para a constituição da efetivação da educação inclusiva.
Abordamos, em nossa pesquisa, a acessibilidade arquitetônica, que visa à eliminação das
barreiras ambientais físicas nas residências, nos edifícios, nos espaços, equipamentos urbanos,
e nos espaços escolares e universitários e a acessibilidade atitudinal, que está relacionada com
todos os eixos da acessibilidade. Assim, a proposta desta pesquisa foi de problematizar a
importância da acessibilidade arquitetônica na universidade para a garantia do acesso, da
permanência e do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes público-alvo
da Educação Especial no ensino superior. Em nosso caminho metodológico, com uma
abordagem de natureza qualitativa, visando o desenvolvimento dessa pesquisa, realizamos um
estudo de caso na Ufes, com os seguintes instrumentos: estudo documental, observação,
fotografias e questionários, com questões abertas e fechadas, enviados por e-mail. Nosso
estudo está fundamentado na Sociologia Figuracional desenvolvida por Elias, assim como em
outros conceitos também desenvolvidos pelo autor. Mas para a potencialização das discussões
educacionais, dialogamos com Freire, que contribui ao abordar e discutir os Saberes
Fundamentais para a Prática Educativa Progressista. Os resultados de investigação apontam
que a Ufes, como parte do processo social, sendo constituída por toda a comunidade
universitária (estudantes, docentes e servidores), tem caminhado no sentido de qualificar e
garantir a acessibilidade dos estudantes público-alvo da Educação Especial na universidade.
As narrativas discentes evidenciam muitas barreiras na acessibilidade arquitetônica dos
espaços universitários, dos quatro campi que integram a Ufes, e também consideraram que a
acessibilidade promove a autonomia e o acolhimento do estudante no ensino superior,
potencializando assim, a inclusão de Todos! Tecemos em nossas considerações finais que
espaços acessíveis e acolheres potencializam o processo de aprendizagem e desenvolvimento
de estudantes com ou sem deficiência no ensino superior.

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