O SENTIDO ESPACIAL EM LIVROS DIDÁTICOS PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Nome: SILVANA DE ALMEIDA SALGADO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 17/12/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VÂNIA MARIA PEREIRA DOS SANTOS-WAGNER Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIANE SCHEID GAZIRE Examinador Externo
FLAVIA DOS SANTOS SOARES Examinador Externo
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE Examinador Interno
VÂNIA MARIA PEREIRA DOS SANTOS-WAGNER Orientador

Resumo: A proposta deste estudo é transitar entre a educação infantil e a educação matemática,
apresentando um panorama de atividades que estão em livros didáticos indicados para
professores de educação infantil. O estudo norteou-se pela questão: que possibilidades
atividades de livros didáticos oferecem para explorar ideias de orientação e visualização
espacial na educação infantil com crianças de 0 a 3 anos e de 4 a 5 anos? O objetivo foi analisar
atividades de livros didáticos para professores da educação infantil que possibilitam um
trabalho intencional com orientação espacial e visualização espacial – habilidades do sentido
espacial. Tal objetivo desdobrou-se em três objetivos específicos. Primeiro, identificar pistas
que algumas atividades de livros didáticos apresentam sobre orientação e visualização espacial.
Segundo, discutir as possibilidades de trabalho intencional sobre essas habilidades a partir do
que os livros didáticos, que fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
(BRASIL, 2019), apresentam como proposta pedagógica. Terceiro, relacionar evidências
encontradas sobre orientação e visualização espacial em atividades dos livros didáticos com os
campos de experiência propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL,
2017) para a Educação Infantil. Por meio de pesquisa qualitativa documental, investigamos as
possibilidades que três obras didáticas oferecem para explorar as habilidades do sentido espacial
com crianças de 0 a 3 anos e 4 e 5 anos. Analisamos algumas atividades à luz das ideias de
geometria, sentido espacial infantil com foco nas habilidades de orientação e visualização
espacial. Usamos os trabalhos de Panizza et al (2006), Mendes e Delgado (2008), Smole, Diniz
e Cândido (2003), Monteiro (2010), Lorenzato (2019/2006) e Zogaib (2019) para nos
fundamentar nesses aspectos. Trabalhos de Chopin (2004); Marco Silva (2012) e Bittencourt
(2008) serviram para subsidiar as discussões sobre livro didático. Baseamo-nos em Mendes e
Delgado (2008) para construir possibilidades de diálogos que professores da educação infantil
podem estabelecer com as crianças após realizarem as atividades. Pensamos nesses diálogos
para despertar e provocar a curiosidade de crianças para observarem objetos, localizando a
posição e direção deles. A pesquisa apontou como resultado principal as possibilidades de
articulação entre as propostas de atividades dos livros didáticos e as habilidades do sentido
espacial infantil. Também traz importante contribuição para a formação inicial e continuada de
professores. Além de imaginarmos, por meio de interações e brincadeiras, possibilidades de
trabalho docente que podem contribuir com a infância, a educação matemática e a geometria, e
que foram identificados de forma implícita e/ou explícita nos três livros didáticos.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910