O SENTIDO ESPACIAL NA LITERATURA INFANTIL

Nome: HILDA SOUZA DA CRUZ
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 09/12/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VÂNIA MARIA PEREIRA DOS SANTOS-WAGNER Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Examinador Interno
ELIANE SCHEID GAZIRE Examinador Externo
FLAVIA DOS SANTOS SOARES Examinador Externo
VÂNIA MARIA PEREIRA DOS SANTOS-WAGNER Orientador

Resumo: Este estudo caminha entre a Educação Infantil e a Educação Matemática. Seu principal
foco é a articulação entre a literatura infantil e o sentido espacial, mais especificamente
a orientação espacial na infância. Esta questão norteou a pesquisa: que possibilidades
alguns livros de literatura infantil oferecem para explorar ideias de orientação espacial
na Educação Infantil com crianças de 4 e 5 anos? Assim, o trabalho objetivou
identificar e analisar em algumas obras de literatura infantil o que se encontra de
orientação espacial bem como possibilidades de um trabalho integrado e intencional
com os campos de experiência preconizados pela Base Nacional Comum Curricular
[BNCC] (BRASIL, 2017) para essa etapa do ensino. Tal objetivo envolveu três objetivos
específicos. Primeiro, identificar as pistas que alguns livros de literatura infantil
apresentam sobre orientação espacial no campo da geometria. Segundo, discutir as
possibilidades de trabalho sobre orientação espacial a partir dos livros de literatura
infantil do acervo da Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa (ES). Terceiro,
relacionar as evidências encontradas sobre orientação espacial em três livros de
literatura infantil com os campos de experiência propostos pela BNCC (BRASIL, 2017)
para a Educação Infantil. Por meio de pesquisa qualitativa documental, investigamos
as possibilidades que três obras de literatura infantil oferecem para explorar com
crianças de 4 e 5 anos as imagens dos livros e as situações abordadas nas histórias.
Fizemos isso à luz de Smole (2000), Smole, Diniz, Cândido (2003), Mendes e Delgado
(2008) e Zogaib (2019), que compuseram o aporte teórico sobre a orientação espacial,
e de Smole, Cândido e Stancanelli (1997), que subsidiaram as discussões sobre a
literatura infantil. A partir de nossas experiências docentes, baseamo-nos em Mendes
e Delgado (2008) para construir diálogos que professoras da Educação Infantil podem
estabelecer com as crianças depois de contarem as histórias, visando a despertá-las
e provocar sua curiosidade para observarem objetos, suas posições e direções. Os
diálogos e atividades sugeridos para o desenvolvimento das noções de orientação
espacial visam a contribuir com o campo educacional relacionado à infância e ao
processo de aprendizagem desse conteúdo da geometria, apresentados de forma
implícita e/ou explícita nos três livros de literatura infantil. A pesquisa apontou como
resultado principal que existem possibilidades de articulação entre a literatura infantil
e orientação espacial no trabalho com a Educação Infantil, enfatizando as vivências e
experiências de cada criança, em um mundo perpassado pela geometria.

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