MATERIAIS EDUCATIVOS AUTORAIS EM CONTEXTO DO POVO TRADICIONAL POMERANO EM SANTA MARIA DE JETIBÁ – ES, BRASIL

Nome: JOSIANE ARNHOLZ PLASTER
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 06/12/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA Examinador Interno
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE Orientador
JOACHIM STEFFEN Examinador Externo
JOSÉ WALTER NUNES Examinador Externo

Resumo: Esta pesquisa analisa materiais educativos autorais criados no contexto do Povo
Tradicional Pomerano, especificamente, duas coletâneas impressas, produzidas
coletiva e colaborativamente entre professora(e)s e aluna(o)s em Santa Maria de
Jetibá – ES, Brasil. Analisamos como esses materiais expressam, em textos e
imagens, as marcas da cultura local. Estabelecemos diálogo com Brait (2018) e
Faraco (2009), a respeito da autoria e pressupostos bakhtinianos da análise do
discurso; Vigotski (2010), Pino (2003) e Schütz-Foerste e Camargo (2017), na
discussão sobre a mediação educativa; Chauí (2008), Bakhtin (2010) e Brandão
(2017), em relação ao conceito de cultura; Tressmann (2005, 2011a) sobre cultura
pomerana; Tardif (2014), em relação à prática educativa; Freire (1987, 1996) e
Mizukami (1986), sobre educação e autonomia e, ainda, com o conceito de
professoras militantes de Dettmann (2020). A produção dos dados foi realizada a partir
da análise da “Geschichte up pomerisch – Coletânea de histórias em pomerano”,
publicada em 2019, e de dois textos e desenhos da coletânea de poesias “Do jogo
das palavras à descoberta da poesia”, produzidas entre 2007 e 2011. Na análise
desses materiais, buscamos temas, textos verbais e imagéticos relacionados com a
cultura local. Também foram sistematizados relatos dos autores das obras analisadas
e educadora(e)s que as utilizam, produzidos em entrevistas coletivas realizadas em
rodas de conversas on-line, gravadas em áudio e vídeo e transcritas posteriormente.
A investigação está centrada na linguagem, de acordo com a Análise Dialógica do
Discurso de Bakhtin, e estabelece triangulação entre os dados produzidos e o aporte
teórico, na perspectiva de compreender, no discurso presente nos materiais que
compõem o corpus da pesquisa, a identidade sociocultural, histórica e campesina dos
pomeranos. Os materiais carregam conteúdo poético, manifestam a valorização
cultural, agricultura familiar e um protesto sutil ao sistema da avicultura industrial. A
preocupação em valorizar a identidade, manifestada na cultura e na língua materna,
é evidenciada nos textos e parte de um movimento de revitalização das manifestações
culturais. Notamos que esses materiais são perpassados pela autenticidade, euforia
de seus participantes, autoria coletiva que desperta encorajamento e ousadia para
produzir. Também sinalizam a relevância da formação continuada voltada à produção
autoral e baseada no protagonismo dos docentes e discentes e em aspectos da
cultura local – incluindo a língua materna da comunidade escolar, a língua pomerana
–, assim como o planejamento participativo. A análise aponta, ainda, que o
encorajamento para a produção autoral é contagioso, e em contrapartida – o que é
perigoso – a desesperança também o é. Os resultados sinalizam que uma conjunção
de três fatores resulta na produção: necessidade de materiais, motivação docente e
apoio da gestão. No entanto, observamos que as iniciativas da gestão estão
associadas, antes, à vontade política, motivada por questões que se desviam do
interesse coletivo relacionado à educação. Assim, tais iniciativas acabam perdendo o
efeito inovador, pois programas e projetos alternativos de fomento cultural que partem
do interesse exclusivo de representantes políticos estão sujeitos à instabilidade.

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