A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO ESPÍRITO SANTO: Análise do Currículo Sedu-Senai em Anchieta-ES

Nome: SANDRA RENATA MUNIZ MONTEIRO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 02/07/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARCELO LIMA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA Examinador Externo
ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA Examinador Interno
MARCELO LIMA Orientador
RAISA MARIA DE ARRUDA MARTINS Examinador Interno

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a implantação da Reforma do Ensino
Médio definida pela lei nº 13.415 de 2017 tendo como foco a oferta articulada do
Itinerário Formativo técnico e profissional e a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) no estado do Espírito Santo. Essa reforma apresenta mudanças
significativas na última etapa da educação básica com importantes implicações para
organização curricular e objetivos educacionais. No estado do Espírito Santo, a
Secretaria de Estado da Educação (SEDU) operando no âmbito do programa
“Escola Viva” (escola de turno único regulamentada e iniciada em 2015) e o SENAIES, estabeleceram acordo para implantação na escola do SENAI (denominada,
CEEMTI Anchieta – SENAI) no município de Anchieta-ES que corresponderia ao
previsto na Reforma do Ensino Médio. Nossa análise buscou abranger, por meio de
pesquisa qualitativa evidenciando a ótica dos sujeitos envolvidos desde os
interesses em jogo, o formato assumido pelo currículo e as consequências para
formação dos educandos. Observou-se boa infraestrutura escolar para ocorrência e
desenvolvimento dos conteúdos do currículo que ficaram restritivos aos tempos
restritos reservados à BNCC, à Parte Diversificada e ao Itinerário técnico profissional
que representam diversificação curricular, mas não ultrapassam o ensino médio
integrado à educação profissional técnica de nível médio. No currículo em tela, fica
claro que a formação técnica não se soma à formação humanística, ela substitui a
formação mais abrangente em ciências humanas e socias aplicadas dos estudantes
desfavorecendo a constituição de uma visão crítica. A organização curricular
aprofunda a formação para o trabalho e esvazia-se a formação para cidadania, além
de operar com elementos adaptativos e alienantes dos estudantes na medida em
que os empurra para o empreendedorismo e para individualismo por meio do
chamado projeto de vida. Na pesquisa, evidenciou-se que o presente projeto
educacional, materializado na escola SEDU-SENAI, de um lado visou protagonizar
organização curricular nos modelos da lei nº 13.415/2017 desenvolvido
nacionalmente pelo Sistema S e, por outro, deu uso a uma escola do SESI-SENAIES que estava sem uso em função da crise da Samarco em Anchieta, além de
incorporar o programa “Escola Viva” de tempo integral, dando apoio a governo local
e ao seu projeto de hegemonia.

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