ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA ESTUDANTES VINCULADOS À EDUCAÇÃO ESPECIAL: aspectos legais, conceituais e pedagógicos

Nome: NAHUN THIAGHOR LIPPAUS PIRES GONÇALVES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/05/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SONIA LOPES VICTOR Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANGELA MARIA CAULYT SANTOS DA SILVA Examinador Externo
ANNA MARIA LUNARDI PADILHA Examinador Externo
MARILEIDE GONÇALVES FRANÇA Examinador Interno
SONIA LOPES VICTOR Orientador

Resumo: O objetivo desta investigação é analisar a temática da adaptação curricular,
tendo em vista a sua indicação nos documentos normativos e orientadores
como providências que foram implementadas para atender a inclusão escolar
dos estudantes denominados público-alvo da educação especial. Neste estudo
se almeja, ainda: a) analisar o tema da adaptação curricular nas normativas e
documentos orientadores para a inclusão escolar destes estudantes na
educação básica; b) evidenciar na produção científica acerca do tema, no que
se refere aos aspectos conceituais e pedagógicos e; c) refletir sobre o tema da
adaptação curricular baseado nos aportes teóricos da abordagem históricocultural
e da pedagogia histórico-crítica pelo viés marxista. A pesquisa
envolveu análise bibliográfica acerca do objeto adaptação curricular e os
resultados deste estudo revelaram que o conceito ainda perpassa por um
distanciamento da fundamentação pedagógica, pela falta de problematização e
análise crítica nas políticas voltadas para educação especial e inclusão, visto a
ênfase na limitação da deficiência pelo fator biológico e a dificuldade de
definição conceitual, o que fragiliza a formação e ação pedagógica dos
professores. A análise mostrou que a abordagem histórico-cultural ao ser
firmada na concepção da temática adaptação curricular pode fundamentar a
superação do estigma biologizante da deficiência e práticas pedagógicas
individualizantes, muitas vezes desconexas do currículo comum, já a
Pedagogia histórico-crítica colabora nessa assertiva ao direcionar a adaptação
curricular pela ótica da apropriação do conhecimento elaborado como direito
coletivo. Em última análise entende-se que o conceito de compensação,
estabelecida na teoria de Vigotski, no tomo V, colabora diretamente para a
superação da visão biologizante na constituição da adaptação curricular, de
maneira a fortalecer o embasamento pedagógico e valorizar o professor no
exercício do trabalho planejado e mediado no acesso à educação para todos,
ao currículo comum e a ampla formação humana no processo de inclusão.

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