Cresci, e agora? Jovens, adultos e idosos com autismo matriculados na EJA
Nome: TALITA BRASILEIRO VAZ PENATIERI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/09/2021
Orientador:
Nome | Papel |
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DENISE MEYRELLES DE JESUS | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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DENISE MEYRELLES DE JESUS | Orientador |
EDNA CASTRO DE OLIVEIRA | Examinador Interno |
FABIANA ALVARENGA RANGEL | Examinador Externo |
IVONE MARTINS DE OLIVEIRA | Examinador Interno |
SONIA LOPES VICTOR | Examinador Interno |
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar as possibilidades de uma educação
emancipadora na Educação de Jovens e Adultos (EJA), especialmente no que diz
respeito aos estudantes com autismo matriculados no 1o e no 2o segmentos dessa
modalidade, no município de Vitória/ES. Apoia-se na teoria sociolibertadora de Paulo
Freire, enfocando especialmente os conceitos de conscientização e emancipação no
processo de transformação social. Seguindo uma abordagem metodológica
qualitativa, realizou-se um estudo descritivo e analítico de documentos, registros
eletrônicos e entrevistas de professores de estudantes com autismo matriculados no
1o e no 2o segmentos da EJA, no município de Vitória/ES. Assim, discute aspectos
históricos e políticos da EJA e da Educação Especial no município; discorre sobre os
dados da Educação Especial de jovens e adultos presentes no Sistema de Gestão
Escolar, bem como sobre o trabalho do professor especializado. A análise aponta
avanços nos esforços de organização de uma educação emancipadora na EJA e
para atender às necessidades educativas de estudantes com diagnóstico de
autismo. Entretanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que essa
educação emancipadora se efetive.