Cresci, e agora? Jovens, adultos e idosos com autismo matriculados na EJA

Nome: TALITA BRASILEIRO VAZ PENATIERI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/09/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DENISE MEYRELLES DE JESUS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DENISE MEYRELLES DE JESUS Orientador
EDNA CASTRO DE OLIVEIRA Examinador Interno
FABIANA ALVARENGA RANGEL Examinador Externo
IVONE MARTINS DE OLIVEIRA Examinador Interno
SONIA LOPES VICTOR Examinador Interno

Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar as possibilidades de uma educação
emancipadora na Educação de Jovens e Adultos (EJA), especialmente no que diz
respeito aos estudantes com autismo matriculados no 1o e no 2o segmentos dessa
modalidade, no município de Vitória/ES. Apoia-se na teoria sociolibertadora de Paulo
Freire, enfocando especialmente os conceitos de conscientização e emancipação no
processo de transformação social. Seguindo uma abordagem metodológica
qualitativa, realizou-se um estudo descritivo e analítico de documentos, registros
eletrônicos e entrevistas de professores de estudantes com autismo matriculados no
1o e no 2o segmentos da EJA, no município de Vitória/ES. Assim, discute aspectos
históricos e políticos da EJA e da Educação Especial no município; discorre sobre os
dados da Educação Especial de jovens e adultos presentes no Sistema de Gestão
Escolar, bem como sobre o trabalho do professor especializado. A análise aponta
avanços nos esforços de organização de uma educação emancipadora na EJA e
para atender às necessidades educativas de estudantes com diagnóstico de
autismo. Entretanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que essa
educação emancipadora se efetive.

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