AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO

Nome: MARCIA MARIA FERRARI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/06/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ROGÉRIO DRAGO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DANIELLI VEIGA CARNEIRO SONDERMANN Examinador Externo
GEIDE ROSA COELHO Examinador Interno
ISRAEL ROCHA DIAS Examinador Externo
ROGÉRIO DRAGO Orientador

Resumo: Este estudo assume como objetivo geral compreender o papel das relações
interpessoais no processo de inclusão de crianças com deficiência em uma
turma do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do
sistema municipal de educação de Vitória. Para isso, buscou-se: investigar o
papel das relações interpessoais no processo de inclusão de alunos públicoalvo da Educação Especial na escola comum; conhecer o que os profissionais
que atuam com esse público entendem e como estabelecem as relações
interpessoais em prol do desenvolvimento dos alunos e analisar os processos
de inclusão e exclusão escolares a partir das relações interpessoais, bem como
seus impactos nos processos de ensino e aprendizagem do público-alvo da
Educação Especial. O referencial teórico adotado se baseou nos aportes da
Psicologia Sócio-Histórica, tendo em Vigotski o principal interlocutor,
considerando a premissa de que o ser humano constitui-se enquanto sujeito na
sua relação com o outro social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa,
desenvolvida na forma de um estudo de caso, com a utilização dos seguintes
instrumentos metodológicos: observação, diário de campo, entrevistas
semiestruturadas, conversas informais e fotografias. Como resultados,
constatou-se que as relações interpessoais são um aspecto determinante no
processo educacional dos alunos (as) com e sem deficiência, impactando de
modo significativo no processo de ensino-aprendizagem. Os dados revelaram
dificuldades relacionadas ao processo de relações interpessoais, vivenciadas
entre os professores do ensino regular e da Educação Especial, especialmente
no que se refere ao planejamento e às trocas de informações sobre os alunos
com deficiência ou não. Com base nos achados da pesquisa, argumenta-se
que seu desenvolvimento apresenta o potencial de contribuir com o
fortalecimento e proposição de práticas educacionais mais inclusivas e
democráticas, podendo vir a colaborar para a consolidação tanto da garantia de
direitos quanto no âmbito da formação humana, visto que tangencia as
relações interpessoais, conceito de suma importância para o ser humano numa
perspectiva sócio histórica.

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