CINEMA NA ESCOLA: COMPREENDENDO AS PRODUÇÕES DE SENTIDO NOS TEXTOS (ORAIS E ESCRITOS) DAS CRIANÇAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Nome: SANTIAGO DANIEL HERNANDEZ-PILOTO RAMOS
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 28/02/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA MABEL FRESQUET Examinador Externo
CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO Orientador
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Examinador Interno
DILZA CÔCO Examinador Externo
MOEMA LÚCIA MARTINS REBOUÇAS Examinador Interno

Resumo: A tese integra os estudos no campo da alfabetização desenvolvidos pela linha de pesquisa Educação e Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. De modo geral, a pesquisa tem como tema a relação entre educação e cinema, em interface com o processo de alfabetização, em especial no Ciclo de Alfabetização, nos primeiros anos do Ensino Fundamental. A metodologia que orientou a produção de dados se configura em um estudo de caso de caráter qualitativo. As análises apresentadas no trabalho partem da compreensão dos enunciados (orais e escritos) produzidos, de forma dialógica, com os vários participantes da pesquisa. Para isso, no trabalho em campo, se fez uso de entrevistas com os vários sujeitos envolvidos (crianças das três primeiras turmas do ensino fundamental, professoras e profissionais da escola) e da análise compreensiva dos sentidos produzidos nos textos (orais e escritos) das crianças que participaram da disciplina Eletiva de Cinema. Portanto, após a experiência éticoestética das crianças com as obras fílmicas, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EMEFTI) de Vitória/ES, durante a disciplina, objetivou-se analisar e compreender, no ato da enunciação com seu auditório social (os vários outros), as produções de sentidos que emergiram em seus enunciados (orais e escritos). As teorias para a compreensão tanto da configuração psicológica do desenvolvimento da criança, a partir das relações sociais, quanto da configuração do sujeito ativo responsável e responsivo que se contrapõe à palavra de outrem, deixando suas marcas e construindo sentidos nos eventos dialógicos da vida de que emergem o Eu e os vários outros, fundamentaram-se nos postulados da abordagem histórico-cultural de Vigotski e das ideias desenvolvidas por Bakhtin e seu círculo. O trabalho conclui que a experiência com as obras fílmicas, quando é concebida para
além da instrumentalização/mediação, permite a relação dialógica entre o
espectador-leitor e o texto cinematográfico. Isso significa a possibilidade da
existência de um Eu-autor que se enuncia para outro, se posiciona e se torna sujeito responsável e responsivo de seu dizer perante seu auditório social.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910