A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DA ARTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS EAD UAB/UFES: DIÁLOGOS ENTRE A MODALIDADE A DISTÂNCIA E A PRESENCIAL
Nome: JULIANA DE SOUZA SILVA ALMONFREY
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 27/02/2020
Banca:
Nome | Papel |
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CLEONARA MARIA SCHWARTZ | Examinador Interno |
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE | Examinador Interno |
LEDA MARIA DE BARROS GUIMARÃES | Examinador Externo |
LETÍCIA QUEIROZ DE CARVALHO | Examinador Externo |
MOEMA LÚCIA MARTINS REBOUÇAS | Orientador |
Resumo: O presente estudo centra-se na atuação de professores de História da Arte que passaram a
fazer parte do corpo docente do curso em Licenciatura em Artes Visuais na modalidade a
distância da Universidade Federal do Espírito Santo. As questões que problematizaram a
investigação foram: de que modo a EaD, em suas demandas e especificidades, contribuiu
para a constituição da docência de professores com experiência na modalidade presencial?
E ainda, como esses sujeitos estabeleceram diálogos entre suas experiências vivenciadas na
modalidade a distância com suas ações na modalidade presencial, após sua experiência em
um contexto de virtualização? O objetivo da pesquisa está em compreender como se deu a
constituição da docência dos sujeitos/professores, considerando as relações dialógicas
estabelecidas no trânsito entre as duas modalidades, ou seja, a presencial e a distância. A
hipótese formulada era que os diálogos estabelecidos entre uma modalidade e outra
configurariam mudanças na docência dos sujeitos/professores, de modo específico, no
âmbito de sua atuação na modalidade presencial. O corpus de análise para a investigação
foi composto pelos programas das disciplinas, pelas salas virtuais e pelos projetos
pedagógicos do curso de Artes Visuais EaD, além das entrevistas realizadas com os
sujeitos/professores. Para as análises, foram utilizadas como premissas a concepção
dialógica e polifônica da linguagem de Mikhail Bakhtin e a metodologia operatória da
semiótica discursiva, que balizaram o exame dos discursos, suas estratégias enunciativas e
as vozes neles manifestas, tendo em vista o estudo da constituição da docência dos sujeitos.
Com esse trabalho pôde-se verificar o modo como sua docência foi se constituindo em
processo, ou seja, por meio dos diálogos no trânsito entre essas duas modalidades.
Verificaram-se os arranjos realizados por cada sujeito pesquisado em suas ações didáticas,
quanto passaram a atuar na modalidade a distância, visto as novas situações que essa trazia.
Foi observado, portanto, que a experiência com a EaD repercutiu na atuação dos
professores na modalidade presencial, sendo manifestada por meio de acréscimos, revisões
e adaptações nas ações de docência dos sujeitos.