FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS ENDIPES E AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NA ESCOLA: CONTEXTOS EM DIÁLOGOS

Nome: LILIANE DA SILVA COSTA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/08/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SILVANA VENTORIM Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DILZA CÔCO Examinador Externo
EDSON PANTALEÃO ALVES Examinador Interno
ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA Examinador Interno
SILVANA VENTORIM Orientador

Resumo: Analisa as tendências, os fundamentos e as proposições de formação continuada centrada na escola, articulando diálogos entre a produção acadêmica dos Encontros Nacionais de Didática e Práticas de Ensino (Endipes), a política de formação continuada da rede municipal de ensino da Serra e as práticas de formação continuada traduzidas na escola. Consiste em uma pesquisa exploratória, contemplando: a) pesquisa bibliográfica sobre o debate da formação continuada centrada na escola nos trabalhos dos Endipes de 2012 a 2016; b) pesquisa de campo desenvolvida com os profissionais de uma escola de ensino fundamental I e com a gerente do Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação da Serra, assumindo a análise documental e a entrevista compreensiva como procedimentos metodológicos. Assume os pressupostos de António Nóvoa e Marie-Christine Josso, com uma visão crítico-reflexiva de formação continuada e os fundamentos de Carpentier e Lessard (2016) e Ball, Maguire e Braun (2016) na reflexão sobre as políticas de formação continuada de professores e sua tradução na escola. Constata-se, na produção acadêmica dos Endipes, um discurso expressivo de valorização da escola como um lócus privilegiado de formação continuada, em que as práticas formativas primem pela coletividade e autoria do professor e considerem as demandas da prática pedagógica. Os dados do campo evidenciaram que, apesar de a política de formação continuada da rede municipal de ensino da Serra basear-se num trabalho articulado de modalidades formativas diversificadas, a formação continuada centrada na escola não era assumida como premissa dessa política, considerando os poucos momentos formativos na jornada de trabalho dos profissionais e o seu tímido envolvimento nesse processo. Conclui-se que as práticas de formação continuada centrada na escola precisam configurar-se como uma cultura profissional que reconheça o protagonismo do professor e o trabalho colaborativo entre seus pares. Isso envolve a garantia do seu direito à formação continuada no contexto do trabalho mediante a viabilização de políticas educacionais produzidas pelo diálogo entre os profissionais da escola, os representantes da Secretaria de Educação e instituições estaduais e federais.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910