EXPERIÊNCIA FORMADORA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DIÁLOGOS COM PROFESSORAS TUTORAS DO PRÓ-LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO.

Nome: SABRINA BARBOSA GARCIA DE ALBUQUERQUE
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 29/07/2016
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
ERINEU FOERSTE Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
TARCÍSIO MAURO VAGO Examinador Externo
SILVANA VENTORIM Examinador Interno
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE Examinador Interno
FERNANDA SIMONE LOPES DE PAIVA Examinador Externo
ERINEU FOERSTE Orientador

Páginas

Resumo: Este trabalho desenvolveu-se vinculado à linha de pesquisa Cultura, Currículo e
Formação de Educadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal do Espírito Santo e buscou conhecer as contribuições da
experiência com a tutoria para a formação e a constituição da identidade de duas professoras-tutoras do Pró-Licenciatura Educação Física na Ufes (Prolicen). As questões do estudo se desenrolam, principalmente, a partir do entrelaçamento dos conceitos de experiência e formação. Valter Benjamin e Jorge Larrosa são os referenciais que ajudam na compreensão do conceito de experiência como uma vivência com potencial transformador. A discussão da formação docente parte das contribuições de António Nóvoa e Paulo Freire, o que possibilita contemplar seu caráter contínuo, seu sentido de processo sempre inconcluso, inacabado. Marie Christine Josso é quem entrelaça os conceitos anteriores na sua proposição de experiência formadora como aquela resulta em uma aprendizagem e que afeta a identidade e subjetividade do sujeito. Ancorado em uma perspectiva qualitativa de pesquisa, utilizou-se das Entrevistas Narrativas, propostas por Fritz Schütze e discutidas por Jovchelovitch e Bauer (2002), como metodologia para trazer à cena
as vozes dos sujeitos em narrativas que partiam de um recorte específico, a vivência com a tutoria no referido curso. Esse recorte instigou a elaboração, pelo sujeito, de uma narrativa situada, mas respeitando a liberdade do entrevistado e garantindo-lhe a possiblidade de que experiências de outras esferas de sua vida fossem trazidas e articuladas em sua história. A análise temática interpretativa das narrativas produzidas nas entrevistas deu-se a partir de três eixos que conjugaram as perspectivas das entrevistadas e os interesses da pesquisa. Assim, foi possível capturar informações que deram relevo a: a) a motivação inicial ingresso no Prolicen; b) compreensão acerca do ser tutor e ddaas tututtoorraias; ee s ecu) contribuições da tutoria para a formação e constituição das identidades das professoras-tutoras. Levando- se em consideração as diferenças e particularidades inscritas nas vivências de cada tutora, é possível traçar como um horizonte comum a compreensão de que a passagem pela tutoria, no contexto específico do Prolicen, foi para os sujeitos da pesquisa um espaço-tempo importante de aprendizagens, trocas
de saberes e de socialização profissional que enriqueceu e reforçou suas
identidades docentes, seus trabalhos e práticas como professores também em
outros espaços de atuação e que, portanto, se configurou como uma experiência formadora.

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