GESTÃO ESCOLAR E OS PROCESSOS DE INCLUSÃO NA ESCOLA COMUM: UM ESTUDO COMPARADO INTERNACIONAL

Nome: ELLIS REGINA DOS SANTOS GODOY
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/08/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
REGINALDO CÉLIO SOBRINHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DENISE MEYRELLES DE JESUS Examinador Interno
EDSON PANTALEÃO ALVES Examinador Interno
EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA Examinador Externo
REGINALDO CÉLIO SOBRINHO Orientador

Resumo: Este estudo teve por objetivo geral analisar aspectos do trabalho do diretor escolar que considere a perspectiva inclusiva de alunos público-alvo da Educação Especial matriculados em escolas de ensino comum localizadas nos municípios de Vitória-BR e Xalapa-MEX. Considerando o debate em torno das teorias de gestão escolar (PARO, 2010; LUCK, 2012; LIBÂNEO, 2013), foi necessário dialogar sobre os modos de trabalho do diretor escolar e os desdobramentos dessa prática para a Educação Especial. Esta pesquisa se delineou como um estudo comparado internacional, que focalizou o trabalho de gestão escolar desenvolvido em escolas de ensino comum localizadas em Vitória-BR e em Xalapa-MEX. A pesquisa envolveu três escolas mexicanas e duas escolas brasileiras. A coleta de dados nas duas realidades foi realizada em 2017, sendo que, em território mexicano ocorreu durante uma missão de estudos internacionais. Nesse contexto, recorreu-se à análise e discussão do papel do diretor escolar no processo de inclusão de alunos com deficiência nessas duas realidades. Como aporte teórico, os conceitos de Norbert Elias (1993; 1994; 2006) auxiliam a pensar em sociedade e indivíduo como entes indissociáveis. Nessa concepção, o trabalho do diretor perpassa as relações sociais e as múltiplas figurações da qual ele faz parte. Os dados apontam a necessidade de superar a fragmentação das tarefas no cotidiano escolar, a qual considera a figura do diretor de forma hierarquizada e separada do contexto pedagógico de sua atuação, fugindo ao modelo da Nova Gestão Pública. Além disso, trata-se também de repensar os processos de formação dos docentes para atuar com os alunos público-alvo da Educação Especial, de maneira a fomentar práticas inclusivas nesse contexto, sugerindo a participação de todos os profissionais no processo de inclusão. Considerando os dados sistematizados e utilizando o referencial teórico de Norbert Elias, pode-se observar que o diretor escolar não se constitui sozinho nesse contexto, pois sua prática depende, em grande medida, das muitas ações dos diferentes indivíduos que compõem esse espaço.

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