FORMAÇÃO PARA OS CONSELHEIROS ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE CARIACICA: POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE

Nome: ANIBAL SALTÓRIO DE ALMEIDA JÚNIOR
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 17/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ITAMAR MENDES DA SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTONIO DONIZETTI SGARBI Examinador Externo
ITAMAR MENDES DA SILVA Orientador
MARCELO LIMA Examinador Interno
VALTER MARTINS GIOVEDI Examinador Interno

Resumo: Os Conselhos Escolares foram criados com o intuito de tornar a ação da escola partilhada entre os sujeitos que a compõe e/ou tem interesse em seu fazer: a educação. O presente trabalho reflete sobre os Conselhos Escolares da rede pública municipal de ensino do município de Cariacica/ES e suas formas de composição, organização e funcionamento, na perspectiva da Gestão Democrática. Com o aporte teórico Freiriano, utilizamos os conceitos de participação, diálogo e Gestão Democrática da educação, para analisar o processo formativo desenvolvido junto ao Conselho Escolar de escola pública de Ensino Fundamental, de modo que estes venham facilitar nossa compreensão e embasar nossa discussão acerca da temática em questão. O objetivo da pesquisa é desenvolver reflexões acerca da participação qualificada dos conselheiros escolares em seu órgão colegiado, na perspectiva da Gestão Democrática, e propor processo formativo que ofereça possibilidades aos representantes dos segmentos, especialmente, de pais e de alunos, constituírem-se capazes de analisar, propor, opinar e decidir sobre os assuntos da competência dos Conselhos Escolares. Assumimos a pesquisa participante como metodologia de trabalho, pois esta nos permite fazer, juntamente com todos os envolvidos na realidade em questão, o levantamento dos problemas ali existentes e que são enfrentados por todo o grupo participante, levando esses sujeitos, através da própria análise e reflexão sobre a realidade em que vivem, a buscarem soluções para tais problemas. Ao final do estudo, concluímos que não basta ter instrumentos legais tratando da democracia para que esta se efetive no dia a dia das Unidades de Ensino, é necessário pratica-la constantemente como forma de consolidar as relações democráticas no âmbito das escolas.

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