EDUCAÇÃO E POBREZA: DIÁLOGOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O
CURRÍCULO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Nome: HADASSA DA COSTA SANTIAGO BREMENKAMP SPERANDIO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 17/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
RENATA DUARTE SIMOES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ITAMAR MENDES DA SILVA Examinador Interno
MARCOS CEZAR DE FREITAS Examinador Externo
MARLENE DE FÁTIMA CARARO Examinador Interno
RENATA DUARTE SIMOES Orientador

Resumo: A pesquisa objetiva compreender a constituição histórico-social da pobreza na
relação com a educação, com ênfase na prática pedagógica e no currículo,
fomentando o debate em um contexto formativo de professores do município de Cariacica/ES. Entende a pobreza como um fenômeno complexo, estrutural e
multifacetado, resultado de um percurso histórico que tem promovido a
desqualificação social de grande parcela da sociedade em detrimento da
manutenção de privilégios de uma classe dominante. Recorre a pesquisas já
realizadas para observar os impactos da pobreza nos processos de aprendizagem dos alunos e a importância do Programa Bolsa Família como política social de transferência de renda às famílias que se encontram na linha da pobreza e da extrema pobreza, pensando as contribuições da condicionalidade educação para a melhoria da trajetória escolar das crianças. Destacam-se as percepções da função social da escola, quando essa contribui para a formação crítica e problematizadora da realidade, possibilitando aos sujeitos um entendimento que supere os discursos hegemônicos sobre a pobreza, que dissemina as visões moralizantes e naturalizantes dessa condição social. Recorre aos autores Arroyo (2012; 2013, 2016; 2017), Saviani (2011; 2012; 2013) e Freire (1969;1996; 2005) para fundamentar o debate sobre a produção histórica da pobreza, sobre desigualdade social, políticas públicas, sobre a função social da escola e sobre as relações dialógicas em contextos educacionais. Com uma abordagem qualitativa, basea as ações nos pressupostos apresentados pela pesquisa-ação, organizando um
contexto formativo com profissionais da educação no município de Cariacica/ES, por meio do Curso de Extensão “A prática pedagógica e o currículo na discussão da pobreza no ensino fundamental”. Com caráter semipresencial, a formação promove debates sobre as temáticas relacionadas à pobreza, à desigualdade social, à educação, aos Direitos Humanos, ao Programa Bolsa Família e à condicionalidade educação, contribuindo para a reflexão sobre as possibilidades de diálogo com o currículo e com a prática pedagógica nesse contexto. O Curso, que totalizou 98 matrículas e 56 concluintes, abrangeu profissionais da educação que atuam em diversas funções e em diferentes contextos educacionais. Por meio da proposta de
resgate de memórias, com a redação de um memorial, constata-se a relação
próxima que esses sujeitos possuíam/possuem com a pobreza, sendo possível a problematização das concepções naturalizantes e moralizantes que tem prevalecido na sociedade sobre as pessoas que vivenciam essa condição social. Destaca-se a mudança de compreensão sobre o PBF e sobre os seus beneficiários, reconhecendo o Programa como uma política pública que assegura direitos básicos às famílias que vivenciam a pobreza e a extrema pobreza. O debate proporcionado ao longo do Curso potencializa a elaboração de Planos de Ação pelos profissionais participantes, com o objetivo de ampliar o debate sobre a pobreza na educação, buscando reduzir os impactos dessa condição nos processos de ensino e aprendizagem, visando à transformação da prática social. Com a colaboração dos sujeitos participantes desta pesquisa, conclui-se que é possível repensar o currículo e a prática pedagógica de que modo que proporcionem uma educação de qualidade, que promova o desenvolvimento humano e possibilite o acesso ao conhecimento histórico e crítico sobre a pobreza, objetivando a sua superação.

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