Histórico

O PPGE, criado em 1978 e credenciado em 02/02/1999 (Portaria MEC 182), é o único programa de pós-graduação Stricto Sensu em Educação do Espírito Santo. Em 1978, o programa iniciou ofertando apenas o curso de Mestrado, que era organizado em duas áreas de concentração: Administração de Sistemas Educacionais e Avaliação de Sistemas Educacionais.

A partir de 1981, as primeiras defesas passaram a acontecer. A demanda pela pós aumentou e o programa sentiu necessidade de efetuar alterações na sua organização. Assim, a partir de 1985, houve a transformação da área de administração na área de Política e Administração Educacional e a criação da área de Desenvolvimento Humano e Processos Educacionais.

Em 1992, a organização baseada em áreas de concentração foi substituída pela de núcleos temáticos (Conhecimento e Práxis Educacional, Contextos da Educação Especial e Educação Infantil, Educação e Mudança Sócio Educacional) que abrangiam linhas de pesquisa (Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação, Formação e Práxis Político Pedagógica do Professor, Determinantes Sócio Psicológicos do Desempenho Escolar, Educação Especial, Educação Infantil, Pedagogia da Alternância).

Em 1999, os núcleos temáticos e as linhas foram reconfigurados e o programa passou a contar com os seguintes núcleos e linhas: Núcleo Conhecimento e Práxis Educacional (linhas Formação e Práxis do Professor, Educação Matemática, Educação e Linguagens) e núcleo Contextos Sociopedagógicos da Educação (linhas Educação Especial: abordagens e trabalho, Contexto Psicossocial do Trabalho Educativo e Processos de Aprendizagem e, por último, Trabalho, Educação e Qualificação).

Em 2003, as linhas passaram a se articular em torno dos núcleos Fundamentos e a Práxis da Educação (com as linhas História, Sociedade e Filosofia da Educação, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, Educação e Linguagens e Educação Matemática) e o Sujeito da Educação: conhecimento, aprendizagem e contextos (processos instituintes, ação educacional e aprendizagem, educação especial, educação ambiental e processos grupais).

O modelo baseado em núcleos foi substituído por linhas de pesquisa e, em 2004, com a criação do Doutorado em Educação, houve nova reorganização das linhas de pesquisa e currículos dos Cursos. O programa passou a se organizar em 4 linhas: Fundamentos das Teorias e Práticas educativas, Escola, Currículo, Sociedade e Cultura, Educação Matemática e Educação e Linguagens. Todas as alterações mencionadas foram decorrentes de análises coletivas que apontavam as necessidade de adequar a organização do programa ao surgimento de novos temas e pontos de inflexão no debate acadêmico e a consolidação de novos campos de investigação. Nesse contexto, foram repensadas as linhas e suas ementas. Assim, durante o último triênio (2010-2012), o PPGE se organizou nas linhas: Cultura, Currículo e Formação de Educadores; Diversidade e Práticas Educacionais inclusivas; Educação e Linguagens; História, Sociedade, Cultura e Políticas Educacionais, não tendo havido alterações nos grupos de pesquisas. Mantiveram-se a organização curricular em torno de disciplinas, seminários avançados, estudos independentes, atividades de pesquisa, exames de qualificação e de elaboração de dissertação ou de tese, bem como a nucleação das atividades em torno das linhas e grupos.
A partir de 2008, iniciou a oferta de Estágio de Pós-Doutoramento.

Estrutura atual do Programa

O PPGE está organizado de acordo com o seu Regimento Interno. O programa conta com a participação de 30 professores permanentes organizados em quatro linhas de pesquisa.

1-Docência, Currículo e Processos Culturais;
2-Educação e Linguagens;
3-Educação Especial e Processos Inclusivos;
4-Educação, Formação Humana e Políticas Públicas.

Alunos Formados e Matriculados:O programa já formou 468 mestres e 185 doutores e conta com 179 alunos regularmente matriculados, sendo 80 no mestrado e 99 no doutorado.

Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos:

Período: 2016 - 2018
Coordenador(a): Eliza Bartolozzi Ferreira
Coordenador(a)-Adjunto(a): Martha Tristão Ferreira

Período: 2014 - 2016
Coordenador(a): Cleonara Maria Schwartz
Coordenador(a)-Adjunto(a): Eliza Bartolozzi Ferreira

Período: 2012 - 2014
Coordenador(a): Cleonara Maria Schwartz
Coordenador(a)-Adjunto(a): Eliza Bartolozzi Ferreira

Período: 2010-2012
Coordenador(a): Sonia Lopes Victor
Coordenador(a)-Adjunto(a): Moema Lúcia Martins Rebouças

Período: 2008-2010
Coordenador(a): Denise Meyrelles de Jesus
Coordenador(a)-Adjunto(a): Regina Helena Silva Simões

Período: 2006-2008
Coordenador(a): Cláudia Maria Mendes Gontijo
Coordenador(a)-Adjunto(a): Cleonara Maria Schwartz

Período: 2004-2006
Coordenador(a): Carlos Eduardo Ferraço
Coordenador(a)-Adjunto(a): Janete Magalhães de Carvalho

Período: 2002-2004
Coordenador(a): Janete Magalhães de Carvalho
Coordenador(a)-Adjunto(a): Carlos Eduardo Ferraço

Período: 2000-2002
Coordenador(a): Regina Helena Silva Simões
Coordenador(a)-Adjunto(a): Denise Meyrelles de Jesus

Período: 1998-2000
Coordenador(a): Circe Mary Silva da Silva Dynnikov
Coordenador(a)-Adjunto(a): João Eudes Rodrigues Pinheiro

Período: 1996-1998
Coordenador(a): Regina Helena Silva Simões
Coordenador(a)-Adjunto(a): Denise Meyrelles de Jesus

Período: 1994-1996
Coordenador(a): Angela Maria Monjardim
Coordenador(a)-Adjunto(a): João Eudes Rodrigues Pinheiro

Período: 1992-1994
Coordenador(a): João Eudes Rodrigues Pinheiro
Coordenador(a)-Adjunto(a): Angela Maria Monjardim

Período: 1988-1992
Coordenador(a): Leda Maria Couto Nogueira
Coordenador(a)-Adjunto(a): Denise Meyrelles de Jesus

Período: 1986-1988
Coordenador(a): Janete Magalhães Carvalho
Coordenador(a)-Adjunto(a): Liney Orlandina Lucas

Período: 1984-1986
Coordenador(a): Liney Orlandina Lucas
Coordenador(a)-Adjunto(a): Janete Magalhães Carvalho

Período: 1982-1984
Coordenador(a): Elizabeth Maria Pinheiro Gama

Período: 1978-1982
Coordenador(a): João Eudes Rodrigues Pinheiro

Histórico do conceito CAPES do programa:

Período de Avaliação: . . . . . Conceito:

2010-2012 . . . . . . . . . . . . . . 4 (Bom)
2007-2009 . . . . . . . . . . . . . . 5 (Muito Bom)
2004-2006 . . . . . . . . . . . . . . 5 (Muito Bom)
2001-2003 . . . . . . . . . . . . . . 4 (Bom)
1998-2000 . . . . . . . . . . . . . . 4 (Bom)
1996-1997 . . . . . . . . . . . . . . 3 (Regular)
1994-1995 . . . . . . . . . . . . . . C (Regular)
1992-1993 . . . . . . . . . . . . . . SC (sem conceito, pois cursos novos não recebiam conceito inicial)

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