ESTUDO COMPARADO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: O ENSINO SUPERIOR EM FOCO

Resumo: Trata-se de uma pesquisa no campo das políticas de Educação Especial no Ensino Superior, apoiada em um estudo comparado internacional sobre as realidades educacionais, brasileiras e mexicanas. Assim, ganha centralidade nesta investigação a expectativa de (re)conhecer as políticas de inclusão praticadas de diferentes formas e sob diferentes enfoques no trabalho educativo-formativo desenvolvido junto aos estudantes com deficiência, matriculados nos cursos de graduação em uma universidade mexicana – Universidade Veracruzana – e em uma universidade brasileira – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Justifica-se pela possibilidade de interlocução e de cooperação técnico-científica entre grupos de pesquisa e de estudos vinculados à Universidade Veracruzana/MX e à Universidade Federal do Espírito/BRA.
Dois grupos de pesquisadores, um brasileiro e um mexicano, utilizarão instrumentos e procedimentos de investigação comuns na coleta e na sistematização de dados, objetivando analisar as políticas de acesso e de permanência dos estudantes com deficiência, envolvidos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, nos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Espírito Santo, campus Goiabeiras e da Universidade Veracruzana, campus Xalapa-Mx.
Busca, assim, contribuir no avanço do estado da arte no campo da Educação Especial, sistematizando reflexões sobre os processos históricos e políticos que garantem acesso e permanência de estudantes com deficiência no ensino superior, em países periféricos à economia mundial, possibilitando-nos compreender os rebatimentos e as diferentes configurações desencadeadas a partir das agências internacionais na definição das políticas locais.
Assumindo a necessidade de compreender a natureza subjetiva da realidade e o sentido que lhe é atribuído pelos diferentes sujeitos, nossas reflexões encontram subsídios nos pressupostos da sociologia Figuracional, elaborada por Norbert Elias, e em uma perspectiva investigativa comparada internacional que trabalha no sentido de superar os modelos hegemônicos de comparação, eminentemente quantitativos, largamente utilizados pelos organismos internacionais, que estudam diferentes realidades circunscrevendo-as num perfil cultural único e ideal e arregimentando elementos que legitimem uma política imperialista e colonizadora.
No processo de coleta e sistematização dos dados, utilizaremos questionários, entrevistas, a dinâmica dos grupos focais e a análise documental. Constituirão sujeitos dessa pesquisa: estudantes, professores e gestores vinculados às duas universidades focalizadas neste estudo.

Data de início: 24/10/2016
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado RAYNER RAULINO E SILVA
Aluno Mestrado CAROLINE DE ANDRADE SOUZA
Aluno Mestrado ELAINE DE CARVALHO
Aluno Mestrado SILVANI DA SILVA WINGLER
Aluno Mestrado ELLIS REGINA DOS SANTOS GODOY

Páginas

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910