OS CURRÍCULOS DE CASCAVEL (PR) E BAURU (SP) À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA

Nome: PAULIANE PIMENTEL RHODES GONÇALVES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 11/02/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANA CAROLINA GALVÃO MARSÍGLIA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA CAROLINA GALVÃO MARSÍGLIA Orientador
LUCAS ANDRE TEIXEIRA Examinador Externo
SANDRA SOARES DELLA FONTE Examinador Interno

Resumo: O objeto de estudo dessa pesquisa foi a relação entre o ensino de geografia e o currículo da educação escolar, tendo como referenciais empíricos os currículos de Cascavel (PR) e Bauru (SP). O intuito foi avaliar os avanços e limites das propostas curriculares de Geografia das redes públicas municipais de ensino de Cascavel (PR) e de Bauru (SP) para o avanço da pedagogia histórico-crítica. Em termos específicos, identificar como as propostas curriculares de Geografia em Cascavel (PR) e em Bauru (SP) incorporaram a pedagogia histórico-crítica; verificar se havia diferenças e similitudes entre essas propostas curriculares; elucidar qual concepção de Geografia se revelava nas propostas desses materiais para pensar o ensino de Geografia. O método foi o materialismo histórico dialético, coadunando com análise documental dos municípios e estados em questão. O direcionamento da pesquisa se deu a partir da compreensão de que o ensino crítico forma seres humanos críticos; por sua vez, pode direcionar a emancipação coletiva e individual. Para tanto, os principais referenciais teóricos consistiram em: Duarte (1994; 2001; 2001a; 2011; 2016), Marx (2004; 2007; 2008; 2011; 2013), Saviani (2008; 2013; 2011;) e Gama (2015). O currículo do município de Bauru (SP) avançou em certa medida; ainda assim, foi limitado no que se refere à elaboração curricular baseada na pedagogia em questão. Mesmo diante das limitações administrativas e históricas expostas nessa pesquisa, considera-se que as elaborações curriculares foram avanços importantes em direção à sociedade livre, de humanos emancipados e socialmente iguais. Contribuições fundamentais para colaborar com o acúmulo de conhecimento da humanidade e interligação de todos à sua própria história: a história de uma humanidade emancipada.

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