PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NA OFERTA DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE: ESTUDO SOBRE O PROGRAMA SE LIGA DO INSTITUTO AYRTON SENNA

Nome: BÁRBARA CRISTINA DA SILVA SOUSA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO Orientador
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Examinador Interno
FERNANDA ZANETTI BECALLI Examinador Externo
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO Examinador Interno

Resumo: A presente investigação integra estudos realizados e em andamento no âmbito da linha de pesquisa Educação e Linguagens do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita, coordenado pela Profª Drª Cláudia Maria Mendes Gontijo e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Nepales). Fundamentado na filosofia de linguagem, elaborada por Mikhail M. Bakhtin, a pesquisa de cunho documental objetivou, de forma geral, compreender a proposta pedagógica de alfabetização concretizada nos cadernos intitulados Livro do professor e Língua Portuguesa, publicados em 2012, para subsidiar as práticas de alfabetização de crianças em turmas de aceleração da aprendizagem vinculadas ao programa Se Liga, do Instituto Ayrton Senna. Discute a alfabetização em turmas de aceleração da aprendizagem de crianças em distorção idade-série e as influências da lógica neoliberal na ampliação da atuação de instituições privadas, como o Instituto Ayrton Senna, nas políticas sociais, especificamente relacionadas à educação pública. Considera que, mesmo em meio a discursos que aparentemente constituem pauta comum em defesa da qualidade da educação, suas ações se alinham ao atendimento das demandas do mercado capitalista e às exigências de organismos internacionais, com a materialização de propostas didático-pedagógicas que promovem a manutenção da ordem social vigente, o controle do trabalho docente e o distanciamento do caráter político da alfabetização.

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