INFÂNCIA E BIBLIOTECA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE INTERESSE DE LEITURAS LITERÁRIAS

Nome: DÉBORA SANTOS COUTO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FERNANDA ZANETTI BECALLI Examinador Externo
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE Orientador
ROGÉRIO DRAGO Examinador Interno

Resumo: Esta pesquisa objetiva investigar os interesses das crianças ao escolher um determinado livro de literatura para leitura, considerando, notadamente, o acervo disponível na biblioteca escolar. Enquanto objetivos específicos buscamos compreender a dinâmica que subjaz ao funcionamento da biblioteca escolar de uma EMEF pertencente à rede de ensino municipal de Vitória/ES e identificar os processos de mediação presente neste espaço. Para tal, temos como campo de estudo a Emef Zilda Andrade, localizada no Bairro da Penha. Como sujeitos da pesquisa, tivemos como participantes crianças entre 6 e 7 anos de idade matriculadas em duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental. Metodologicamente, este estudo se caracteriza como um estudo de caso de cunho qualitativo. Para a produção de dados, contamos com a observação participante, realização de entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionário as famílias, bem como registro fotográfico e anotações no diário de campo. No diálogo com o aporte teórico e com o contexto empírico destacam-se os conceitos de literatura infantil (ZILBERMAN, 1988; 2003); biblioteca escolar (CAMPELLO, 2002); criança e infância (SARMENTO, 2007; 2008), entre outros. Notadamente, na Teoria Histórico-Cultural, a partir da abordagem de Lev Semenovich Vigotski (2007; 2009; 2017), são sintetizados os conceitos de interesse e mediação. A análise permite-nos reconhecer importantes processos mediadores de escolhas pela criança, com a biblioteca ocupando papel fundamental na mediação da leitura de literatura. O acervo disponível e sua circulação mediada por práticas educativas, bem como por trocas de informações entre as crianças fomentam o interesse da criança, contribuindo para suas escolhas.

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