O PAPEL DO INGLÊS E DO POMERANO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM COMUNIDADES POMERANAS DO ES
Nome: LIVIA MELINA DA SILVA PINHEIRO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 05/12/2018
Orientador:
Nome | Papel |
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KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CYNTIA BAILER | Examinador Externo |
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE | Examinador Interno |
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI | Orientador |
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre o papel do inglês e do pomerano na construção? de identidades em comunidades pomeranas no Espírito Santo. As línguas adicionais analisadas nesta pesquisa foram o inglês (língua estrangeira) e o pomerano (língua de herança), além do português como língua oficial do Brasil. A fim de alcançar esse objetivo, um corpus composto por dissertações e teses dos últimos cinco anos sobre políticas linguísticas, bilinguismo, e o ensino de pomerano e de inglês em comunidades pomeranas foi analisado. Um total de onze dissertações e três teses compuseram o corpus. O referencial teórico se baseia no conceito de identidade de Bauman e no conceito de capital simbólico e cultural de Bourdieu. A análise preliminar do corpus indica uma lacuna de trabalhos feitos nessas comunidades especificamente sobre o ensino de inglês e de pomerano. A maioria dos trabalhos analisados no corpus teve como objetivo a valorização da língua e da cultura pomerana com fins de preservação. A revisão de políticas linguísticas sugeriu que o status do inglês no Brasil atualmente reflete as teorias de Bourdieu sobre o capital cultural, mercadológico e simbólico. O conceito de identidade de Bauman, analisado em relação ao papel do inglês, do pomerano e do português sugeriu que essas línguas devessem ser ensinadas nessas comunidades, respeitando as diferenças e necessidades globais e locais proporcionando não somente a sensação de pertencimento local e nacional, mas também global, promovendo a valorização da identidade de brasileiro-pomerano dessas comunidades.