POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESPÍRITO SANTO: CARTOGRAFANDO ESPAÇOS LOCAIS

Nome: SONIA APARECIDA ALVARENGA VIEIRA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 29/01/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DENISE MEYRELLES DE JESUS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANGELA MARIA CAULYT SANTOS DA SILVA Examinador Externo
DENISE MEYRELLES DE JESUS Orientador
EDSON PANTALEÃO ALVES Examinador Interno
REGINALDO CÉLIO SOBRINHO Examinador Interno
ROSANGELA GAVIOLI PRIETO Examinador Externo

Resumo: Este estudo teve como objetivo cartografar as políticas estaduais de educação especial em ação, compreendendo seus desdobramentos na escolarização de alunos público-alvo da educação especial da rede estadual de ensino no município de Cariacica/ES. A complexidade vivida remete ao diálogo com conceitos trazidos por Boaventura de Sousa Santos como: “Sociologia das Ausências”, “Sociologia das Emergências” e o conceito de “Tradução”, bem como preceitos teórico- metodológicos da “cartografia simbólica das representações sociais”. Nessa perspectiva, ocorreu a coleta de dados no período de setembro de 2015 a dezembro de 2016, com recolha de documentos produzidos no período de 2007 a 2016 para capturar movimentos em pequena, média e grande escala. O mapa da política em ação se modificava à medida que a pesquisa se aprofundava colocando à mostra vissicitudes locais, regionais e globais. Os estudos de Ball e Mainardes sobre o “Ciclo de Políticas” colaboram com as análises da política em ação e as articulações locais. A pesquisa destina maior tempo aos desdobramentos de média escala, momento em que foi possível acompanhar as ações da Superintendência Regional de Educação - SRE de Cariacica. Os dados mostram a ampliação do número de sala de recursos multifuncionais, com disponibilidade do Programa Escola Acessível do Governo Federal, e as mudanças ocorridas nas formas organizativas de fazer educação especial nos últimos anos. Esses resultados trazem para a escola o desafio de promover o acesso ao currículo escolar aos alunos público-alvo da educação especial. Apesar de a legislação atual dar ênfase à inclusão desses alunos na escola comum, percebe-se que há fragilidades nas políticas instituídas de apoio à escolarização, qualificação de profissionais e nas formas de atendimento, como também há descompasso entre as políticas educacionais da educação especial estabelecidas pelos documentos e aquelas praticadas nas escolas comuns. As políticas educacionais constituem-se em um campo em permanente construção e expansão. Nas questões educacionais que emergem no trabalho, foi possível identificar, como potência no atendimento aos alunos público-alvo da educação especial, ações formativas realizadas pela equipe de educação especial da Superintendência Regional de Educação de Cariacica, voltadas para os educadores. A pesquisa discorre sobre as questões admimistrativas que têm relação direta com a atuação do professor especializado, o assessoramento realizado pela equipe da
Superintendencia Regional de Educação de Cariacica, a colaboração entre os professores no espaço escolar, a concepção e o envolvimento dos educadores com as questões da inclusão, as ações intersetoriais, a relação com as famílias. Entende que, ao desvelar as fragilidades da política em ação, é que estas, aos poucos, dão lugar a novos fazeres. Esse movimento apresenta-se como um transitar de ideias que favorece a perspectiva de uma escola mais democrática.

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