EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BIOPOTÊNCIA COMO PROCESSOS INTERCONSTITUINTES: POTENCIALIZANDO OUTROS MODOS DE EXISTÊNCIAS

Nome: ROSINEI RONCONI VIEIRAS
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 18/12/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARTHA TRISTÃO FERREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS EDUARDO FERRAÇO Examinador Interno
JANETE MAGALHÃES CARVALHO Examinador Interno
LEANDRO BELINASO GUIMARÃES Examinador Externo
MARTHA TRISTÃO FERREIRA Orientador
PAULA CORREA HENNING Examinador Externo

Resumo: A pesquisa realizada em um campus do Instituto Federal do Espírito Santo,
localizado no município de Colatina/ES, procurou acompanhar processos
relacionados com as práticas em torno da Educação Ambiental produzida nos
cotidianos dessa instituição, observando como esses processos se articulam em
composições curriculares. Defende a Educação Ambiental como uma dimensão
vital que enseja outras formas de existir e se relacionar, aproximando-a da noção
de “cuidado de si”, teorizada por Michel Foucault, e da noção de “biopotência”
pensada por Peter Pál Pelbart. Discute o processo de institucionalização da
Educação Ambiental como também a proposta de Ambientalização Curricular
ensejada/organizada nos últimos tempos. Problematiza a produção de
subjetividades impetradas pelo capitalismo e as formas de resistências a partir
do processo de produção de outras subjetividades. Realiza uma aposta
metodológica na cartografia e em seus princípios rizomáticos por desenvolver
múltiplas conexões entre diferentes elementos presentes nessa rede complexa
e transversalizada em que se encontra a Educação Ambiental. Essa perspectiva
metodológica implica um ethos procedimental que articula diferentes
instrumentos de produção de dados, como imagens, entrevistas/conversas e
observação empírica. O estudo é atravessado pela reflexão sobre o crime
socioambiental na bacia do Rio Doce, suas implicações no cotidiano da
escola/instituição pesquisada e as formas de resistências que foram
engendradas. Articula o “cuidado de si” com a produção de subjetividades
pensada por Félix Guattari e Gilles Deleuze e sua relação com uma proposta
ético-política e filosófica da Educação Ambiental. Nas considerações, percebe
diferentes movimentos nos cotidianos da instituição, muitos deles
protagonizados por discentes, o que infere um descompasso com determinados
discursos estereotipados tanto das escolas quanto dos jovens nelas presentes,
e encontra uma Educação Ambiental produzida e mobilizada a partir de uma
rede de afetos, mas que precisa ser potencializada e inserida em diferentes
processos formativos.

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