EXPERIÊNCIA FORMADORA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DIÁLOGOS COM PROFESSORAS TUTORAS DO PRÓ-LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO.

Nome: SABRINA BARBOSA GARCIA DE ALBUQUERQUE
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 29/07/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ERINEU FOERSTE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA Examinador Externo
ERINEU FOERSTE Orientador
FERNANDA SIMONE LOPES DE PAIVA Examinador Externo
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE Examinador Interno
SILVANA VENTORIM Examinador Interno

Páginas

Resumo: Este trabalho desenvolveu-se vinculado à linha de pesquisa Cultura, Currículo e
Formação de Educadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal do Espírito Santo e buscou conhecer as contribuições da
experiência com a tutoria para a formação e a constituição da identidade de duas professoras-tutoras do Pró-Licenciatura Educação Física na Ufes (Prolicen). As questões do estudo se desenrolam, principalmente, a partir do entrelaçamento dos conceitos de experiência e formação. Valter Benjamin e Jorge Larrosa são os referenciais que ajudam na compreensão do conceito de experiência como uma vivência com potencial transformador. A discussão da formação docente parte das contribuições de António Nóvoa e Paulo Freire, o que possibilita contemplar seu caráter contínuo, seu sentido de processo sempre inconcluso, inacabado. Marie Christine Josso é quem entrelaça os conceitos anteriores na sua proposição de experiência formadora como aquela resulta em uma aprendizagem e que afeta a identidade e subjetividade do sujeito. Ancorado em uma perspectiva qualitativa de pesquisa, utilizou-se das Entrevistas Narrativas, propostas por Fritz Schütze e discutidas por Jovchelovitch e Bauer (2002), como metodologia para trazer à cena
as vozes dos sujeitos em narrativas que partiam de um recorte específico, a vivência com a tutoria no referido curso. Esse recorte instigou a elaboração, pelo sujeito, de uma narrativa situada, mas respeitando a liberdade do entrevistado e garantindo-lhe a possiblidade de que experiências de outras esferas de sua vida fossem trazidas e articuladas em sua história. A análise temática interpretativa das narrativas produzidas nas entrevistas deu-se a partir de três eixos que conjugaram as perspectivas das entrevistadas e os interesses da pesquisa. Assim, foi possível capturar informações que deram relevo a: a) a motivação inicial ingresso no Prolicen; b) compreensão acerca do ser tutor e ddaas tututtoorraias; ee s ecu) contribuições da tutoria para a formação e constituição das identidades das professoras-tutoras. Levando- se em consideração as diferenças e particularidades inscritas nas vivências de cada tutora, é possível traçar como um horizonte comum a compreensão de que a passagem pela tutoria, no contexto específico do Prolicen, foi para os sujeitos da pesquisa um espaço-tempo importante de aprendizagens, trocas
de saberes e de socialização profissional que enriqueceu e reforçou suas
identidades docentes, seus trabalhos e práticas como professores também em
outros espaços de atuação e que, portanto, se configurou como uma experiência formadora.

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