Education for ethnic-racial relations

Code: PMPE1022
Course: Professional Master's in Education
Credits: 2
Hourly load: 30
Syllabus: Studies on Racism in Basic Education. Affirmative actions, policies to promote racial equality and higher education. Processes of border and ethnic identity construction in school relations. Hierarchy and stratification between asymmetric groups. Regional traditions and cultures. Quilombola studies in Brazil.
Bibliography: Bibliografia básica:

ABRAMOWICZ, Anete (Org.); GOMES, Nilma Lino (Org.) Educação e raça: perspectivas políticas, pedagógicas e estéticas. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. v. 1. 123 p.

BENTES, Raimunda Nilma de Melo. Negritando. Belém: Graphitte,1993.

BERND, Zilá. Racismo e anti-racismo. São Paulo: Editora Moderna, 1997.

BOBBIO, Norberto et al. Dicionário de política. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1992.

BORGES, Edson, MEDEIROS, Carlos Alberto e d´ADESKY, Jacques. Racismo, preconceito e intolerância. (Orgs.) São Paulo: Atual, 2002.

CAVALLEIRO, E. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2000.

CAVALLEIRO, E. Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. 02. ed. São Paulo: Summus, 2001. v. 2000.

COSTA, Hilton (Org.); SILVA, P. V. B. (Org.). Olhando para nós mesmos: alfabetização da diáspora e educação das relações étnico-raciais. 1. ed. Curitiba: NEAB-UFPR Coleção Cadernos NEAB, 2014. 123 p.

GOMES, Joaquim B. Barbosa. Ação afirmativa & princípio constitucional da igualdade. Rio de Janeiro/São Paulo: Renovar, 2001.

GOMES, Nilma Lino. A mulher negra que vi de perto. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1995.

GOMES, Nilma Lino. Relações Étnico-Raciais, Educação e Descolonização dos Currículos. Currículo sem Fronteiras, v. 12, p. 98-109, 2012.

GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Racismo e Anti-Racismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 1999.

JACCOUD, Luciana e BEGHIN, Nathalie. Desigualdades raciais no Brasil: um balanço da intervenção governamental. Brasília, Ipea, 2002.

MUNANGA, K.. Por que ensinar a história do negro na escola brasileira?. NGUZU: Revista do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos, v. 1, p. 62-67, 2011.
LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

MOURA, Clóvis. Sociologia do negro brasileiro. São Paulo: Ática, 1988. MUNANGA, Kabengele e GOMES, Nilma Lino. Para entender o negro no Brasil de hoje: história, realidades, problemas e caminhos. São Paulo: Global; Ação Educativa, 2004.

_________. Identidade, cidadania e democracia: algumas reflexões sobre os discursos antiracistas no Brasil.In: SPINK, Mary Jane Paris(Org.) A cidadania em construção: uma reflexão transdisciplinar. São Paulo: Cortez, 1994, p. 177-187.

ROSEMBERG. Estatísticas educacionais e cor/raça na educação infantil e ensino fundamental: um balanço. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 17, n.33, p. 15-42, 2006.

SILVA, P. V. B.; ARAUJO, D. C. Educação em Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial. Linhas Críticas (UnB), v. 17, p. 483-505, 2011.

SILVÉRIO, Valter Roberto. Síntese da coleção História Geral da África: pré-história ao século XVI. 1. ed. Brasília: UNESCO, 2012. v. 1. 744 p.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

COSTA, Hilton (Org.); SILVA, Paulo Vinícius Baptista da (Org.). África da e pela diáspora: pontos para a educação das relações étnico-raciais. 1. ed. Curitiba: NEAB-UFPR, 2013. v. 1. 118p.

GOMES, Nilma Lino (Org.); SILVA, P. B. G. e (Org.). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. 3a.. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. 116p.

GOMES, Nilma Lino. Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na perspectiva da Lei 10.639/03. 1a. ed. Brasília: MEC/UNESCO, 2012. v. 1. 422p.

GOMES, Nilma Lino. Sem perder a raiz - corpo e cabelo como símbolos da identidade negra - 2a edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. v. 01. 373p .

GOMES, Nilma Lino. Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. v. 1. 135p.

GOMES, NILMA LINO; JESUS, R. E. As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnicoraciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa. Educar em Revista (Impresso), v. 47, p. 19-33, 2013.

GOMES, Nilma Lino; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e (Org.). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. São Paulo: Autêntica. 2007.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910